A convocação de Tite para Copa América, na sexta-feira (17), foi alvo de polêmicas. O narrador Galvão Bueno, durante a edição de sexta-feira do Seleção SporTV, criticou a possibilidade de Neymar assumir a braçadeira da seleção brasileira.
"O Neymar não pode ser capitão depois do que aconteceu na França. Não pode. O Tite que escolha. Ser convocado, claro que tem que ser. Não vi a comissão técnica, imediatamente, falando com ele. O Tite disse: "Eu vou conversar com ele". O Douglas Costa, quando teve aquele ato horroroso de cuspir no adversário, não foi convocado", disse.
Convocação
A primeira convocação da seleção brasileira no ano teve como principal novidade o atacante Vinícius Júnior. O jovem do Real Madrid, de 18 anos, foi chamado pelo técnico Tite para os amistosos contra o Panamá, no dia 23 de março, no Porto, e contra a República Tcheca, no dia 26, em Praga. O técnico valorizou o fato de Vinícius Júnior estar jogando em uma equipe de grande exigência técnica e emocional, o Real Madrid, e estar em evolução:
"Ele tem em torno de 30 jogos, e isso é considerável pelo desempenho que tem, não só na análise de números. Claro que o quantitativo é importante, mas é uma análise de qualidade também", e concluiu: "Quero poder proporcionar a ele esse crescimento, afirmação e evolução".
O treinador da seleção brasileira também pediu calma na hora de criar expectativas com o jovem jogador:
"A gente tem que ponderar. Vamos deixar que o tempo permita. Acredito que alguns atletas possam apressar etapas de oportunidade. Precisa de alguns aspectos, que não vou entrar em detalhes, mas sentir o jogo, o vestiário, o peso de vestir a camisa amarela. Isso é inquestionável".
Durante a entrevista coletiva, Tite também explicou como pensa em utilizar Felipe Anderson, jogador do West Ham, da Inglaterra, na seleção. O meia de 25 anos não era convocado desde a Rio-2016.
"Felipe Anderson é meia atacante, um jogador que faz função de lado, mas é diferente do Everton, do Vinícius Júnior e do Richarlison. É um jogador da articulaçao, que pode rodar no meio de campo. Ele vem jogar do lado de fora para dentro", disse o treinador da seleção.
Confira a lista completa de convocados
GOLEIROS:
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)
DEFENSORES:
Alex Sandro (Juventus)
Dani Alves (PSG)
Danilo (Manchester City)
Éder Militão (Porto)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
MEIO-CAMPISTAS:
Allan (Napoli)
Arthur (Barcelona)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Felipe Anderson (West Ham)
Lucas Paquetá (Milan)
Philippe Coutinho (Barcelona)
ATACANTES:
Everton (Grêmio)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Richarlison (Everton)
Vinícius Júnior (Real Madrid)
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!