Londres: Vôlei de praia encerra fase de classificação com 100%


Foram 12 vitória em 12 jogos disputados nas Olimpíadas

O vôlei de praia do Brasil encerrou a participação na fase de classificação do torneio olímpico com um desempenho irretocável: foram 12 vitórias em 12 jogos. As quatro duplas terminaram a etapa na liderança de seus grupos. O triunfo final veio nesta quinta-feira à tarde, 2 de agosto, com a vitória de Talita e Maria Elisa sobre as australianas Palmer e Bawden por 2 sets a 1, com parciais de 18/21, 21/16 e 15/9, em 51 minutos de jogo.O primeiro set foi marcado pela dificuldade de impor o ritmo de jogo brasileiro. As tentativas de forçar o saque provocaram diversos erros por parte de Talita e Maria Elisa – foram quatro pontos entregues no set inicial.Depois de manter o placar equilibrado até o 14º ponto, um ace australiano e dois erros seguidos de recepção das brasileiras praticamente definiram o set. Com 18 a 14, Palmer e Bawden não se viram mais ameaçadas pelas brasileiras e fecharam a parcial em 21 a 18.

O saque forçado das australianas continuou a fazer estragos no segundo set. Com dois aces, Palmer e Bawden rapidamente abriram 8 a 3. No entanto, a dupla brasileira conseguiu se acertar na quadra e, com boas viradas de Talita, não tardou a reagir e empatar o jogo, vencendo a segunda parcial em 21 a 16. No set decisivo, mais concentrada e com uma atuação decisiva de Maria Elisa no serviço, a dupla brasileira fechou o jogo com facilidade em 15 a 9.

 “Elas já estavam eliminadas e entraram muito soltas no jogo. Demoramos a nos adaptar ao estilo delas, mas felizmente tivemos lucidez no momento certo”, analisou Maria Elisa. A ótima campanha da primeira fase – em que não eram sequer cabeça-de-chave do grupo – também foi enaltecida por Talita. “Saímos da primeira fase com várias histórias: teve jogo que começamos perdendo, outro que tivemos que lutar até o terceiro set… Tivemos uma chave muito equilibrada e isso tudo serve como preparação para a fase de mata-mata”.*Notícia publicada pelo Comitê Olímpico Brasileiro