Mais Esportes

Alonso anuncia aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada

Espanhol publica vídeo de agradecimento nas redes sociais

Agência O Globo
O piloto Fernando Alonso confirmou, nesta terça-feira, que deixará de correr na Fórmula 1 ao fim da atual temporada. Nas redes sociais, o espanhol da McLaren publicou uma espécie de vídeo de agradecimento à categoria, gravado em seu museu.
Ainda não se sabe o que Alonso fará a partir do ano que vem, mas, nos últimos dias, o CEO da McLaren, Zak Brown, revelou que ele tinha interesse em correr na Fórmula Indy.
Aos 37 anos, Alonso acumula 32 vitórias ao longo de suas 17 temporadas na F-1. Mas não vence um GP há cinco anos e não conquista um título há mais de dez. Com o adeus confirmado, ele fará sua última prova na categoria em 25 de novembro, em Abu Dhabi.
"Juntos passamos momentos muito bons, alguns inesquecíveis, outros realmente maus. Você me viu crescer, lutar, rir e me emocionar. Jogamos juntos contra rivais incríveis. Você jogou comigo e eu aprendi a jogar contigo", diz o piloto em um trecho do vídeo (leia a íntegra do depoimento abaixo).
"Fernando não é apenas um incrível embaixador da McLaren, mas também da Fórmula 1. Seus 17 anos no esporte, como indiscutivelmente o piloto preeminente de sua geração e, sem dúvida, um dos grandes da F1, adicionaram outra camada à rica história da Fórmula 1. Há um tempo para todos fazerem uma mudança, e Fernando decidiu que fará a dele ao fim desta temporada. Respeitamos sua decisão", disse Brown, o chefão da McLaren.
NÚMEROS DE ALONSO ATÉ HOJE
17 temporadas
2 títulos mundiais
303 Grandes Prêmios
32 vitórias
97 pódios
22 poles
1893 pontos