Esportes

Bahia vai sediar etapa única do campeonato Aquathlon Brasil

Competição exclusiva para atletas federados será realizada no dia 20 de novembro em Imbassaí

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

O Aquathlon Brasil é uma competição nacional de corrida, natação e corrida, realizada em cinco etapas. Com a pandemia, o evento esportivo de 2020 foi cancelado e a retomada será em etapa única este ano, no dia 20 deste mês de novembro, em Imbassaí, no Litoral Norte da Bahia, nos limites do Residencial Clube Imbassaí Privilege. A prova é classificatória para o mundial de Aquathlon 2022 e o percurso está dividido em natação no Rio Imbassaí, com profundidade de 1,5m e trajetos de 50m a 1.000m, e corrida em pista de asfalto de 100m a 5km.

As categorias em disputa são de alto rendimento: Elite com idade acima de 23, Sub-23 entre 19 e 23 anos, Júnior entre 17 e 18 anos, Youth entre 14 e 16 anos e Paratriathlon (Pessoas Portadoras de Deficiência). A categoria Age Group é para atletas com idade acima de 16 anos até mais de 80 anos. Tem ainda a Paratriathlon amador (masculino e feminino) e Infantil de 6 a 15 anos, que pode nadar de 50m a 500m e correr de 250m a 2,5km.

A competição vai contar com a participação do paratleta penta campeão Marcelo Collet e de Laís Oliveira, portadora de Síndrome de Down. Na categoria de idade, participam o campeão baiano Gabriel Brandão e Helenilton Gonçalves, que vão disputar o título de campeão baiano e brasileiro, e Jardiel Luquine e Márcia Lima, candidatos a campeãs brasileiros da categoria de idade. Os atletas maiores de 60 anos, como Eugênio Domingos, vão competir pelo título de campeão brasileiro da categoria maiores de 60 anos. Na categoria Júnior, Enzo Rocha Lemos vai concorrer a campeão brasileiro Júnior. 

O Aquathlon Brasil será realizado seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19 estabelecido pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), Comitê Médico Mundial do Triathlon, Secretária da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. As medidas podem ser conferidas no site http://www.febatri.com/protocolo e, entre elas, é obrigatório uso de máscara, exceto durante à competição; manter o distanciamento social de pelo menos 2m e usar luvas de borracha em qualquer atividade não-competitiva.

  • PROGRAMAÇÃO

16/11 (terça-feira)

20h - Obrigatória a participação no Congresso Técnico Virtual. Link a ser divulgado no site

18 a 19/11 (quinta e sexta-feira)

Manhã e tarde - Entrega de kits

20/11 (sábado)

13h - Transfer opcional saindo do aeroporto de Salvador para Imbassaí

13h30 - Abertura de check-in

15h00 - Início das largadas (em definição da grade de largadas)

19h - Premiação no Residencial Clube Imbassaí Privilege

20h - Retorno do transfer a Salvador