Mais Esportes

Baiana Rafaela Silva ganha medalha de ouro no Grand Slam de judô, em Baku

Felipe Kitadai também foi campeão, enquanto Larissa Pimenta conquistou o bronze para o Brasil

Agência O Globo
- Atualizada em

O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e um bronze no primeiro dia de disputas do Grand Slam de judô, em Baku, no Azerbaijão. A campeã olímpica Rafaela Silva (até 57 kg) e o medalhista olímpico Felipe Kitadai (até 60 kg) venceram suas lutas e subiram no lugar mais alto do pódio. Já A brasileira Larissa Pimenta (até 52 kg) conquistou o bronze.


Rafaela Silva derrotou a campeã mundial Tsukasa Yoshida, do Japão. Foi a quinta final da brasileira neste ano, ela havia perdido as quatro anteriores. Já Kitadai aplicou um ippon sobre Temur Nozadze (GEO) para sagrar-se campeão do torneio. Medalhista de bronze em Londres-2012, Kitadai falou das dificuldades encontradas na competição, que tinha vários judocas de alto nível, como campeões mundiais.

– O ouro é nosso! Foi uma competição extremamente brigada, como todas as minhas são, não poderia ser diferente. Esse ouro vem suado, em nível alto, com atletas campeões mundiais e campeões europeus, e a gente ganhou – disse o atleta.


Larissa Pimenta conquistou o bronze ao vencer Eleudis Valentim na disputa do terceiro lugar. A brasileira, que é da mesma categoria que a campeã olímpica Sarah Menezes, comemorou por ter conquista a sua primeira medalha em um Grande Slam.

– Muito Feliz com a minha primeira medalha. Estou em um processo de evolução. A sensação é inexplicável. Gostei muito da minha competição – disse a judoca, que conquistou o sexto pódio seguido.

Neste sábado, o Brasil terá Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy (81kg). Já no omingo é a vez de Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rafael Macedo (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg). Mayra e Maria Suelen já estão garantidas no Mundial de Tóquio, porque são as duas melhores brasileiras do ranking, Mayra é a número um do mundo em sua categoria e Maria Suelen, a terceira.