Futebol

Baianão de volta: o que esperar da dupla BaVi na primeira rodada

Primeira rodada acontece nesta quarta-feira (22); dupla da capital vai usar equipes alternativas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


A bola vai voltar a rolar pelos gramados baianos. Os dez times que disputam o troféu do campeonato baiano de 2020 iniciam as trajetórias nesta quarta-feira (22) à noite. Com equipes de transição, Vitória e Bahia irão estrear diante de Jacobina, às 19h30, e Juazeirense, às 21h30, respectivamente.

Regulamento
O regulamento do Baianão não sofreu alterações em relação ao ano passado. Na primeira fase, todos os times se enfrentam uma vez e, ao fim de nove rodadas, os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, enquanto o décimo e último colocado será rebaixado para a segunda divisão estadual. O primeiro colocado enfrenta o quarto, e o segundo enfrenta o terceiro, em jogos de ida e volta. A vantagem para os dois primeiros é jogar a segunda partida em casa. O esquema segue para a final. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.

Vitória estreia no Barradão
O Leão fará sua primeira a partida oficial da temporada em casa. A equipe recebe o Jacobina, às 19h30, no Barradão. O rubro-negro da capital usará o time sub-23 na competição estadual, o que fará com que o torcedor que anseia para ver as novas contratações do time principal em campo precise esperar um pouco mais.

O time de aspirantes se destaca pelo grande número de jogadores da base. São sete jogadores criados na Toca do Leão no provável time para esta rodada. Merecem destaque o meia Nickson e o atacante Eron, que já tiveram oportunidade no time principal do Leão. A equipe é comandada por Agnaldo Liz.

Já o Jacobina conta com dois carrascos do Vitória. Um deles é o atacante João Neto, autor do gol do título do Bahia de Feira no Baianão de 2011 contra o próprio Vitória, no Barradão. O jogador, no entanto, não deve atuar, pois se recupera de um problema na coxa. O Jegue da Chapada é comandado pelo técnico Arnaldo Lira, treinador do mesmo Bahia de Feira em 2011 e que esteve no Fluminense de Feira em 2019. O treinador comandou o tricolor no campeonato baiano e na série D, onde o clube chegou até as oitavas de final.

Vitória usará garotos no campeonato baiano (Foto: Reprodução/Site oficial do Vitória)

FICHA TÉCNICA
Vitória x Jacobina - 1ª rodada do campeonato baiano
Data: 22/01
Horário: 19h30
Local: Barradão
Arbitragem: Reinaldo Silva Santana (BA)
VITÓRIA
Provável escalação: Lucas Arcanjo; Welisson, Dedé, Nuno e Gabriel Gomes (Leocovick); Gabriel Bispo, Renzo e Nickson; Caíque Souza, Gabriel Santiago e Eron.
JACOBINA
Provável escalação: Mateus, Edcarlos, Bruno, Iran e Deca; Hércules, Elielton, Dionísio e Fabiano; Luis Ricardo e Deivison;



Também com aspirantes, Bahia estreia em Juazeiro
Assim como o maior rival, o Bahia vai usar a equipe de transição no estadual. Os garotos comandados por Dado Cavalcanti entram em campo diante da Juazeirense, no estádio Adauto Moraes, às 21h30. O tricolor teve cinquenta dias de pré-temporada e quatro amistosos, com três triunfos e um empate. Foram nove contratações feitas pelo Bahia para a equipe sub-23.

O Esquadrão é o atual bicampeão estadual e busca seu 49º título baiano.

Do outro lado, um time determinado a se afirmar como terceira força do futebol baiano. A Juazeirense é a terceira equipe baiana melhor classificada no ranking da CBF, atrás apenas da dupla BaVi. Primeiro time do estado a subir da série D para a C, caiu no ano seguinte e, após Baianão decepcionante no ano passado, terá apenas a competição estadual no calendário deste ano. Destaque para o zagueiro Kanu, ex-Vitória, contratado no início desta temporada.
Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

FICHA TÉCNICA
Juazeirense x Bahia - 1ª rodada do campeonato baiano
Data: 22/01
Horário: 21h30
Local: Estádio Adauto Moraes, Juazeiro (BA)
Arbitragem: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
BAHIA
Provável escalação: Fernando; Lepo, Ignácio, Anderson e Mayk; Edson, Ramon e Caio Mello; Gustavo, Gabriel Esteves e Saldanha.
JUAZEIRENSE
Provável escalação: Milton; Alex Travassos, Kanu, Junior Gaúcho; Wendell; Waguinho, Jhonata, Clebson e Elcarlos; Jeam e Nino Guerreiro