Mais Esportes

Brasil se classifica em quinto para a fase final da Liga das Nações

Time de Renan Dal Zotto perdeu a última partida da fase classificatória contra a Argentina

Agência O Globo
A seleção brasileira masculina de vôlei se classificou em quinto lugar para a fase final da Liga das Nações, que acontecerá de 4 a 8 de julho, em Lille, na França.
Assim, vai enfrentar a França, que terminou em primeiro, e a Rússia, segunda colocada, no início da etapa decisiva. Estados Unidos (terceiro), Sérvia (quarto) e a Polônia (sexto) formam o outro grupo.De acordo com as regras da competição, as duas melhores seleções destes grupos disputarão as semifinais.
Bruno Lima, da Argentina, passa pelo bloqueio do Brasil: atacante foi o maior pontuador da sua seleção, com 12 pontos. (Foto: Divulgação/FIVB)
No último jogo da fase classificatória, na manhã deste domingo, o time de Renan Dal Zotto perdeu para a Argentina por 3 sets a 0 (23/25, 22/25 e 21/25), na Hisense Arena, em Melbourne, na Austrália. Tinha enfrentado a Polônia, menos de 12 horas antes, e havia vencido por 3 sets a 1 (25/22, 25/23, 23/25 e 25/23).
- Chegamos a uma última partida da quinta etapa da competição tendo que optar por A ou B para tentar evitar lesões devido as viagens, cansaço e fuso horário que encaramos nesse tempo - destacou Renan, que ainda falou sobre o rodízio entre os jogadores ao longo da fase classificatória. - Mexemos bastante o grupo que começou as partidas e isso foi válido no sentido de dar oportunidade a todos os atletas de participar dos jogos, mas isso não muda o sacrifício que é jogar sexta, sábado e domingo a cada semana em um país diferente.
A seleção brasileira estreou na Liga das Nações em Kraljevo, na Sérvia, depois retornou ao Brasil para fazer a segunda etapa em Goiânia, viajou para Ufa, na Rússia, depois passou por Varna, na Bulgária, e encerrou a fase de classificação em Melbourne, na Austrália.
De volta ao Brasil, os atletas da seleção ganharão folga até quarta-feira, quando se apresentarão no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ). No sábado seguirão para a França.
FEMININO
Após período de aclimatação no Japão, a seleção brasileira feminina já está em Nanjing, na China, para a fase final da Liga das Nações.
Seleção feminina inicia fase final contra a Holanda. (Foto: Divulgação/ FIVB)
A equipe de José Roberto Guimarães fez dois períodos de treinamento na quadra e um na academia, neste sábado, na cidade chinesa. A etapa decisiva começará a partir de quarta-feira e vai até o domingo (1º de julho).
A seleção enfrentará a Holanda na quinta-feira, às 8h15 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo do Sportv2. No dia seguinte, jogará contra a China. Na outra chave estão Estados Unidos, Sérvia e Turquia. As duas melhores equipes de cada grupo avançam às semifinais.