Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Campeão mundial, Allan do Carmo faz a festa na volta para casa

Na China, o lugar mais alto do pódio foi festejado ao lado da também baiana Ana Marcela Cunha

• 22/10/2014 às 11:19 • Atualizada em 01/09/2022 às 20:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Pai do campeão mundial, seu Walmir não conteve a emoção. “Somos campeões do mundo, minha gente! Viva a Bahia”, gritava, repetidamente, no saguão do aeroporto. Tamanha alegria é compreensível. Aos 25 anos, o filho Allan do Carmo escreveu o nome na história do esporte. No sábado, em Hong Kong, ele se tornou o primeiro homem brasileiro a ganhar a Copa do Mundo de maratona aquática.
“Não tem nada no mundo que pague isso”, vibrou Walmir que, após 21 dias longe do filho, ganhou o abraço que tanto aguardava. “Esse momento e esse carinho são inexplicáveis. A sensação é maravilhosa. Quero tirar tudo de bom disso pra conseguir novas vitórias”, comemorou Allan do Carmo, na chegada a Salvador, ontem pela manhã.
Allan perseguia esse título desde 2009, quando ficou em segundo lugar. Em 2012 e 2013, terminou em terceiro. “Os outros anos que eu bati na trave valeram muito a pena. A experiência foi fundamental. O título veio com um grande desempenho”, resumiu.
Recatada, dona Maria Augusta acompanhava tudo de longe. Aprendeu a dividir a atenção do filho campeão. “O coração está a mil, mas Allan agora não é só o filhinho da mamãe. É o filhinho do mundo”, comentou, orgulhosa. Sabia que teria o sorriso dele só pra ela quando servisse em casa o filé mignon e a torta de tapioca prediletos do nadador.
“Estava comendo mal pra caramba lá na China. Foram mais de 50 horas de viagem. Uma comidinha da mamãe agora vai cair bem”, brincou Allan, que teve que esperar um pouco para matar a saudade do tempero. Depois de cumprimentar os familiares, amigos e patrocinadores, ele desfilou no carro do Corpo de Bombeiros do aeroporto até o prédio onde mora, no Itaigara.
Na China, o lugar mais alto do pódio foi festejado ao lado da também baiana Ana Marcela Cunha, que conquistou o título mundial pela terceira vez. Mas o troféu dela não veio para Salvador. Em busca de melhores condições de treinamento, Ana Marcela se mudou para São Paulo desde 2007. Apesar dos prodígios da terra, a capital baiana não tem uma piscina olímpica desde que a antiga Fonte Nova foi implodida, em 2010.
“A piscina olímpica é preciso. A gente já vem batalhando isso há muito tempo. Hoje tem uma esperança, pois já vem sendo construída uma piscina. A Federação Baiana e nós, atletas, estamos acompanhando de perto e a gente está cobrando a cada momento para que ela saia o mais rápido possível, porque é muito necessário para a evolução da natação baiana”, afirmou Allan do Carmo.
Hoje, o nadador será recebido pelo governador Jaques Wagner e vai aproveitar o momento para reforçar a importância do equipamento esportivo. “Vou pedir pra acelerar essas obras e dizer o quanto isso é importante pra gente. Esse é o momento de ressaltar isso”.
RIO 2016 - Agora, Allan vai colocar os troféus na prateleira e descansar por um tempo, certo? Errado. “Não tem descanso. Amanhã (hoje), ele já volta a treinar”, avisa Rogério Arapiraca, técnico do nadador há oito anos. O foco é conseguir vaga para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.
Allan já tem uma Olimpíada no currículo. Com 17 anos, foi 14º lugar em Pequim-2008. A primeira seletiva será dia 7 de dezembro, em São Bernardo do Campo-SP. Os quatro selecionados disputarão, em abril, a etapa de Cancún, no México, da Copa do Mundo 2015. Os dois melhores brasileiros nessa prova irão para o Mundial de Kazan, na Rússia, que selecionará para a Rio-2016. “Esse é o próximo passo. Esse ano foi de muita experiência pra garantir confiança para, no ano que vem, brigar de igual pra igual com todos os atletas do mundo e conquistar essa vaga”, planeja Allan. Antes, ele nadará as duas últimas etapas do Campeonato Brasileiro, em Inema, nos dias 13 e 15 de novembro. Leia mais notícias de esportes Matéria original: Jornal Correio* Campeão mundial, Allan do Carmo faz a festa na volta para casa

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes