Futebol

Campeonato baiano tem datas das semifinais definidas; confira os dias

Bahia, Atlético-BA, Juazeirense e Jacuipense seguem na briga pelo título

Rafael Monteiro, da Rádio Nacional
- Atualizada em

As semifinais do Estadual da Bahia serão realizadas na próxima quarta (29) e quinta-feira (30). Atlético-BA e Juazeirense fazem o primeiro jogo, às 21h30, no Adauto Moraes, em Juazeiro.  Na quinta (30) o Bahia visita a Jacuipense, no Eliel Martins, no município de Riachão do Jacuípe, região metropolitana de Feira de Santana. 

A nona e última rodada da fase de grupos disputada neste domingo (26) no Baianão alterou pouco o posicionamento dos quatro classificados. Houve mudança apenas entre os próprios times do G4. Com a derrota da Jacuipense para o Atlético-BA por 1 a 0, no Barradão, em Salvador, a equipe de Riachão do Jacuípe caiu da segunda para a quarta posição. Já seu adversário assumiu a vice-liderança do Estadual. Outro que subiu uma posição foi o Juazeirense, que terminou na terceira colocação, após vencer o Bahia de Feira por 3 a 1, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. 

Um fato curioso do Baianão é que, entre os jogadores que mais marcaram gols na competição, todos fazem parte dos times que já foram eliminados. O experiente Marcelo Nicácio, do Fluminense de Feira, é o artilheiro solitário com 8 gols. Deon, do Bahia de Feira, e Maurício, do Doce Mel, têm 5 cada. O Juazeirense foi a equipe que mais balançou as redes na competição, 17 vezes no total. Mesmo assim, o atleta que mais marcou foi Nino Guerreiro, que fez 4.

Além dos semifinalistas, também já conhecemos o rebaixado do Estadual baiano em 2020. Apenas o time de pior campanha sofre o descenso. Sendo assim, o Jacobina, que em nove jogos somou apenas um ponto, encerrou na lanterna, e, consequentemente, caiu para segunda divisão do estadual.