Futebol

Campeonato holandês é declarado encerrado sem campeão e rebaixamento

Posição dos clubes até a paralisação valerá para classificação aos campeonatos continentais

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A temporada do campeonato holandês foi oficialmente encerrada. Nesta sexta-feira (24), a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou o fim do campeonato nacional, a Eredivisie, sem campeão declarado e sem descenso à segunda divisão.

A decisão foi tomada após o primeiro ministro do país, Mark Rutte, proibir jogos de futebol até setembro. A Holanda optou pelo cancelamento da temporada, enquanto outras ligas relevantes do continente, como a alemã, se preparam para retornar às atividades em maio.

A posição final na tabela servirá para definição dos classificados para os torneios continentais. Com isso, o Ajax e o AZ vão para a Liga dos Campeões, sendo apenas o primeiro direto para a fase de grupos, enquanto Feyenoord, PSV, Willem II, Utrecht e Vitesse jogarão a Liga Europa, todos com exceção do primeiro a partir dos playoffs. 

Já na parte de baixo da tabela, ADO Den Hag e o lanterna Waalwijk se livraram do rebaixamento e o Fortuna Sittard do playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão.