Futebol

CBF e clubes farão plano de ação para volta do futebol, ainda sem data

Calendário ocupou espaço em reunião nesta terça-feira entre os dirigentes; ninguém quer abandonar o Brasileirão com 38 rodadas e pontos corridos

Igor Siqueira, Agência O Globo
- Atualizada em

A CBF e os clubes pretendem avançar nas próximas semanas na criação de um passo a passo para a retomada do futebol brasileiro. Isso não quer dizer que os dirigentes tenham em mente uma data como ponto de partida, mas a ideia é estabelecer uma sequência pronta para ser implantada quando houver aval das autoridades de saúde para retorno das atividades.

Rogério Caboclo, presidente da CBF / Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O assunto foi debatido nesta terça-feira durante videoconferência da Comissão Nacional de Clubes e da CBF. O presidente Rogério Caboclo pontuou que o momento atual demanda cautela.

"Todo mundo muito preocupado para não parecer que estamos agendando a volta. O propósito é programar a volta, como ela seria. Qual tipo de protocolo. Ficamos de desenvolver o protocolo médico. A partir daí, desenvolver um projeto de calendário, aprofundar várias versões. A CBF tem trabalhado nisso com a gente", explicou o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani.

Independentemente das datas, o desejo dos clubes é preservar o modelo do Brasileirão, com 38 rodadas e pontos corridos.

"A própria CBF manifesta interesse de manter o calendário, respeitar os contratos, nem que seja para alongar um pouco. Temos que cumprir para ter credibilidade, mantendo a fórmula", disse Adson Batista, presidente do Atlético-GO.

O dirigente goiano ainda pontua a necessidade de que o governo federal tome alguma medida para aliviar cobranças aos clubes durante a pandemia do coronavírus, como suspensão da cobrança do Profut. Na reunião, a CBF informou que segue em contato com as autoridades.

O encontro também serviu para que os clubes debatessem mais a respeito do processo de venda dos direitos internacionais. Não houve decisão final. Nova conversa sobre o assunto está agendado para segunda-feira. A expectativa é de fechar o mais breve possível.