Futebol

CBF sorteará carros nos jogos do Brasileirão

Ideia é aumentar média de público e taxa de ocupação dos estádios

Igor Siqueira, da Agência O Globo
- Atualizada em

Com o objetivo de quebrar o recorde de público do Brasileirão, a CBF inicia na próxima rodada uma ação para tentar atrair mais gente aos estádios. Até o fim da Série A, serão sorteados 40 carros no intervalo das partidas.

Dois jogos serão escolhidos por rodada para que os torcedores concorram a um modelo dado pela montadora que patrocina a CBF.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Os primeiros confrontos escolhidos são Palmeiras x Cruzeiro, no sábado, e Athletico-PR x Avaí, no domingo.

Os 40 carros (Fiat Mobi Flex 2020) correspondem a um montante de R$ 1.339.600,00. A ideia é manter a ação nas próximas edições do Brasileirão, já que o contrato com a montadora tem duração de quatro anos.

"A ideia é fazer o futebol interno bombar. Queremos experiência no estádio. O sorteio do carro veio nessa direção", disse o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

O torcedor que comparecer ao estádio deverá se dirigir ao stand da promoção e preencher um cupom com dados pessoais. Ele deverá responder corretamente a pergunta: "Qual o maior campeonato de pontos corridos do futebol brasileiro?" A alternativa certa é Brasileirão Série A.

A média atual de público está em 21.331 pagantes por jogo, marca inédita na era dos pontos corridos, que começou em 2003. A maior média entre todas as edições é de 1983, com 22.953 pagantes/jogo.

Outro número que a CBF quer atacar é a taxa de ocupação dos estádios, atualmente em 47%. Por isso, o sorteio do carro não é uma ação isolada. A entidade também vai lançar um site exclusivo para o Brasileirão, no qual o torcedor poderá participar de sorteios de ingressos. Os bilhetes serão doados pelos 20 clubes, em um acordo de incentivo firmado antes do início do campeonato. A cota de cada um varia, mas gira em torno de dois mil ingressos.



Olho para o digital
Antes de pensar em sortear carros, a CBF apostou em uma estratégia voltada para o universo digital. Tanto que criou neste ano perfis exclusivos para o Brasileirão nas redes sociais.

"Estamos lançando uma campanha no returno, um filme que é o manifesto do Brasileirão. Já temos a campanha de respeito aos árbitros, o E-Brasileirão (videogame)", disse o diretor de marketing, Gilberto Ratto.

O detalhamento da tabela também traz novidades, como o horário de sábado, às 11h. Mas mudanças no formato de disputa da Série A não estão no radar.

"Temos que usar inteligência. Não vamos queimar um Flamengo x Santos às 11h, já que terá um público bom de qualquer forma", disse Manoel Flores, diretor de competições.

Jogos com sorteio
RODADA 19
Palmeiras x Cruzeiro / Athletico x Avaí
RODADA 20
Botafogo x São Paulo / CSA x Ceará
RODADA 21
Atlético-MG x Vasco / Chapecoense x Corinthians
RODADA 22
Flamengo x São Paulo / Fluminense x Grêmio
RODADA 23
Ceará x Goiás / Vasco x Santos
RODADA 24
Fortaleza x Chapecoense / Flamengo x Atlético-MG
RODADA 25
Internacional x Santos / Fluminense x Bahia
RODADA 26
Fortaleza x Flamengo / Goiás x Corinthians
RODADA 27
Internacional x Vasco / Bahia x Ceará
RODADA 28
Grêmio x Botafogo / Avaí x Palmeiras
RODADA 29
Atlético-MG x Chapecoense / Ceará x Fluminense
RODADA 30
Cruzeiro x Bahia / Santos x Botafogo
RODADA 31
Grêmio x CSA / Corinthians x Fortaleza
RODADA 32
São Paulo x Athletico-PR / Botafogo x Avaí
RODADA 33
Corinthians x Internacional / Vasco x Goiás
RODADA 34
Santos x Cruzeiro / CSA x Fluminense
RODADA 35
Bahia x Atlético-MG / Athletico-PR x Grêmio
RODADA 36
Palmeiras x Flamengo / Goiás x Fortaleza
RODADA 37
São Paulo x Internacional / Chapecoense x CSA
RODADA 38
Cruzeiro x Palmeiras / Avaí x Athletico-PR