Futebol

Chapecoense receberá troféu da Sul-Americana nesta quarta-feira (20)

Atlético Nacional também será homenageado com o Fair Play Centenário

Redação Correio 24h

O título de campeã da Copa Sul-Americana finalmente será consumado. Nesta quarta-feira (21) a Conmebol vai entregar o troféu da competição à Chapecoense. A cerimônia acontecerá antes do sorteio dos grupos e confrontos da Taça Libertadores de 2017, às 21h. Mas não é só a Chape que será homenageada. Reconhecido pela nobreza da sua postura após o acidente aéreo que matou praticamente o elenco inteiro do time de Chapecó, o Atlético Nacional receberá o prêmio de "Centenário Conmebol ao Fair Play".

A decisão de consagrar a Chapecoense campeã do torneio continental foi tomada no dia 5 de dezembro, seis dias após o acidente, pelo Conselho da Conmebol. O pedido para que a Chape fosse declarada campeã partiu do Atlético Nacional, que um dia após a tragédia se pronunciou e garantiu que abriria mão do título como homenagem póstuma às vítimas do acidente. 

"O reconhecimento a essas duas grandes equipes sul-americanas nos demonstra a grandeza do nosso futebol e nos recorda a importância do valor do espírito de paz, compreensão e fair play entre os adversários", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, através de nota.

Cabeças de chave

Atlético-MG, Grêmio e Santos devem ser confirmados como cabeças de chave da Libertadores 2017. O sorteio que definirá os grupos e confrontos das fases prévias da competição acontecerá nesta quarta (21), às 21h, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. Equipes do mesmo país só poderão participar da mesma chave caso uma delas tenha se classificado na fase prévia. Neste caso, Botafogo e Atlético-PR são os representantes brasileiros que podem cair em grupos onde estejam outros clubes do mesmo país.