Futebol

Cientistas dizem que cidade de Barcelona treme quando Messi faz gol

Estudo compara impactos do solo durante um jogo de futebol e um show no Camp Nou

Agência O Globo

Há poucas coisas que Lionel Messi não consegue fazer dentro de campo. Mas o impacto de seu futebol pode ser sentido até mesmo fora das quatro linhas do Camp Nou, estádio do Barcelona. Estudos apresentados na Assembleia Geral de Geociência Europeia demonstram que o chão treme toda vez que o Barcelona marca um gol.

O material foi recolhido na histórica virada do Barcelona sobre o Paris Saint-Germain, na última edição da UEFA Champions League. Depois de perder por 4 a 0 no primeiro jogo, os espanhóis conquistaram a vaga na fase seguinte com uma goleada por 6 a 1.

Foto: Reprodução
Um sismógrafo instalado a 500 metros do estádio detectou o impacto que cada um dos seis gols teve sobre o solo. A pesquisa também estudou os movimentos do solo durante shows no Camp Nou. O projeto é um trabalho do cientista Jordi Diaz, do Instituto de Ciências Geológicas Jaume Almera, que fica na capital catalã.

Em entrevista à BBC, Diaz comentou as diferenças detectadas entre os movimentos causados pela torcida e pelo público de um show de Bruce Springsteen.

- Em comemorações de gol, a energia é variada, enquanto em shows de rock se tem o que chamamos de estruturas harmônicas. A energia é localizada em amplitudes precisas. Isso acontece porque as pessoas não estão pulando, estão dançando.