Futebol

Com árbitro de vídeo nas finais, Campeonato Baiano 2019 é lançado

Competição começa no dia 19 de janeiro; Central do Apito é uma das novidades para transmissões

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O Campeonato Baiano 2019 vai começar. Em cerimônia realizada na última quarta (9), na sede da Rede Bahia, algumas novidades para as transmissões das partidas foram apresentadas. Entre elas o uso do VAR (árbitro de vídeo) nos jogos da final do Baianão 2019. O Campeonato Baiano começa dia 19 e a primeira transmissão acontecerá no dia seguinte (20/01), com a partida entre Fluminense x Bahia.

“Uma das novidades desse ano é a interiorização do Globo Esporte, que terá sua edição de sábado apresentada da cidade que vai receber o jogo transmitido no domingo. No dia 19, por exemplo, o programa vai ser apresentado diretamente de Feira de Santana, mostrando um pouco da cidade e tudo do jogo do próximo dia”, relata Jorge Allan, Coordenador de Esporte da TV Bahia.

(Foto: Saulo Brandão / Divulgação)

Outra novidade para a edição 2019 é a implementação da Central do Apito, com o comentarista de arbitragem Jaílson Macedo Freitas, que anunciou aposentadoria como árbitro de campo. Ao total, serão 14 transmissões da competição. Em uma das rodadas serão transmitidos dois jogos – em dias diferentes.

Times e formato
A edição deste ano conta com 10 times: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista. A primeira fase do Campeonato Baiano terá nove rodadas, com todos contra todos. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais. As finais acontecerão nos dias 14 e 21 de abril. Já o clássico BaVi será no dia 10 de fevereiro, na Fonte Nova.