Futebol

Com novo formato e jogos da dupla Ba-Vi, Copa do Brasil começa nesta terça (9)

Neste ano, competição nacional terá uma fase a menos

Cláudia Callado
- Atualizada em

Dois dias depois de encerrar a edição de 2020, atrasada por conta da pandemia do novo coronavírus, terá início a Copa do Brasil 2021. Com novo formato, a competição nacional terá uma fase a menos. Dessa forma, os clubes que antes entravam apenas nas oitavas de final – aqueles que foram para Libertadores, os campeões da Copa do Nordeste, Série B e Copa Verde, agora iniciam a disputa na terceira fase.

Foto: Rodrigo Rodrigues / Divulgação CBF

Eles se juntam aos 20 times que disputarão o torneiro desde o começo e se classificarão até esta fase. Copa do Brasil inicia com 80 clubes, que farão 40 confrontos na primeira fase. Os primeiros acontecem nesta terça-feira (9).

E caberá ao Vitória fazer o jogo de abertura da competição. O rubro-negro enfrenta o Águia Negra, em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. A partida está marcada para às 19h15. 

Já o Bahia joga um pouco mais tarde, às 21h30, contra o Campinense, em Campina Grande. 

Nessa fase, tanto Bahia e Vitória, como visitantes, jogam pelo empate. Ou seja, uma vitória ou um empate classifica a dupla baiana para a próxima fase.

Águia Negra x Vitória, às 19h15

Foto: Letícia Martins / Divulgação E.C Vitória

O Leão enfrenta pela primeira vez na história o time do Centro-oeste. Para essa partida, o técnico Rodrigo Chagas com os dois volantes que foram titular a derrota contra o Ceará no último sábado, pela Copa do Nordeste. 

Fernando Neto sofreu uma lesão na partida e foi vetado pelo departamento médico. E Guilherme Rend, que está em negociação com o Bahia, sofreu uma lesão no pé e não viajou, de acordo com a assessoria de imprensa do Leão.

Com isso, a tendência é que o rubro-negro vá a campo com Yuri; Van, Wallace, João Victor e Pedrinho (Leocovick); Gabriel Bispo, João Pedro (Maykon Douglas) e Soares; David, Vico e Samuel.

Caso passe de fase, o Vitória enfrentará o vencedor da partida entre Rio Branco do Espírito Santo e Sampaio Correia – esse jogo está marcado para quarta-feira (10), às 18h.

Campinense x Bahia, às 21h30

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação E.C Bahia

O Bahia entra em campo nesta terça com a missão de apagar a imagem negativa da última edição da Copa do Brasil. Em 2020, o tricolor foi eliminado ainda na primeira fase ao ser derrotado pelo River do Piauí. 

Com pouco menos de duas semanas entre o fim do Campeonato Brasileiro e o início da Copa do Brasil, com jogo da Copa do Nordeste neste período, o Bahia segue tentando consertar os erros que fizeram o time lutar até o fim contra o rebaixamento para a Série B.

Por enquanto, o técnico Dado Cavalcanti só tem um novo atleta no elenco: o volante Pablo, que foi anunciado com reforço na última sexta-feira. Por outro lado, Ernando, Ronaldo e Gregore, atletas vinham sendo titulares deixaram o clube.

O time que entrará em campo, então, deve ser semelhante ao que empatou em 1 a 1 com o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste no sábado. Uma mudança certa é o retorno de Gilberto, que não atuou na última partida.

A provável escalação é Douglas; Nino, Lucas, Juninho e Matheus Bahia; Patrick, Ramon, Daniel e Rodriguinho; Rossi e Gilberto.

Em caso de classificação, o Bahia enfrenta o vencedor da partida entre Jaraguá-GO e Manaus, que acontece no próximo dia 18.