Futebol

Copa América e Eurocopa são adiadas; veja lista dos torneios

Finais de Champions League e Liga Europa também sofreram alteração na data

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A terça-feira (17) no parado futebol mundial marcou o anúncio do remanejamento de jogos e torneios que envolvem alguns dos principais times e seleções do mundo. Fifa, Conmebol e Uefa anunciaram o adiamento dos principais torneios organizados por cada uma delas em 2020, em decorrência da pandemia de coronavírus. Veja a situação de cada um:

Copa América será em 2021 (Foto: Divulgação)

Copa América
Marcada para começar no dia 12 de junho e com sede na Argentina e Colômbia, o torneio foi adiado para 2021. Segundo a Conmebol, o torneio terá um mês de duração e início no dia 11 de junho. Grupos, sedes e formato da competição estão mantidos.

Eurocopa
A situação do campeonato europeu de seleções é semelhante ao da América do Sul. O torneio será em 2021 e começará também em 11 de junho, com duração de um mês. A decisão foi tomada para que as ligas nacionais europeias e torneios continentais entre clubes, como Liga dos Campeões e Liga Europa, possam ser concluídas.

O torneio em 2020 seria uma edição especial em comemoração aos 60 anos da Euro. Com isso, ele teria 12 cidades sede em 12 países do Velho Continente e semifinais e final no estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra).

Champions League e Liga Europa
Os torneios continentais de clubes estão em andamento, e a Uefa decidiu que vai mudar em quase um mês as datas das finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, segundo o jornal espanhol Marca. A final da Champions passará do dia 30 de maio para 27 de junho, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, capital da Turquia. Já a decisão da Liga Europa passou do dia 27 de maio para 24 de junho, na Arena Gdańsk, em Gdańsk, na Polônia.

Mundial de Clubes
A pandemia afetou também eventos de 2021. O novo Mundial de Clubes da Fifa, que seria realizado no meio do próximo ano, foi adiado ainda sem data confirmada. Isso acontece porque a Copa América e Eurocopa devem ocorrer no período.

O Conselho da Fifa realizará reunião nesta quarta-feira (18) para aceitar os adiamentos dos torneios continentais entre seleções e definir a nova data do Mundial para 2021, 2022 ou 2023.