Futebol

Copa América: sorteio define os grupos nesta quinta-feira (24)

Seleção brasileira não deve ter caminho complicado na competição

Agência O Globo

O Brasil conhece hoje, a partir das 19h30 (horário da Bahia), na Cidade das Artes, no Rio, quais serão os adversários na primeira fase da Copa América-2019. A competição continental encerra uma década de eventos esportivos no país (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Rio-2016).

Pelo que se projeta observando os potes, a equipe comandada por Tite não deve ter um caminho tão complicado, independentemente do que as bolinhas decidirem. O Brasil é cabeça de chave do Grupo A. Argentina e Uruguai têm o mesmo status e ficarão no B ou no C, dependendo do sorteio.

(Foto: Divulgação)

Como o ranking da Fifa de 20 de dezembro balizou a distribuição dos potes, um cenário mais “pessimista” para os brasileiros no sorteio teria um grupo com Colômbia, Paraguai e Equador. O mais simples colocaria Neymar & Cia. para enfrentar Peru, Venezuela e Qatar. Como até os dois melhores terceiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, a classificação não deve ser um problema. As seleções convidadas, Japão e Qatar, não podem ficar no mesmo grupo.

O Brasil se vê na obrigação de conquistar o título, já que caiu nas quartas da Copa do Mundo e, na condição de dono da casa, deixou frustração histórica em 2014. Agora, a Copa América é o momento perfeito para uma resposta da equipe que passou com sobras pelas Eliminatórias rumo à Rússia.

A seleção brasileira já sabe que a estreia será no Morumbi, dia 14 de junho. O segundo jogo ocorrerá em Salvador, na Fonte Nova, dia 18. O terceiro será na Arena Corinthians, dia 22.

O Maracanã será o palco da final e só receberá um jogo de cabeça de chave na primeira fase: aquele que cair no Grupo C. Passando em primeiro, o Brasil só jogará no estádio se for finalista. Se ficar em segundo do grupo, pisa no gramado carioca já nas quartas de final.

O sorteio terá 1h de duração. Dele participarão vários astros do mundo da bola. Cafu será o condutor do sorteio e terá o auxílio de Diego Lugano, Marta, Javier Zanetti, Francisco Maturana, Romerito, Zé Roberto e Zico. Ronaldinho Gaúcho terá participação especial. Nesta sexta, às 12h, com a tabela definida, começa a segunda fase de vendas de ingressos.

SORTEIO DA COPA AMÉRICA

A Copa América 2019 terá 12 participantes. Os países serão divididos em três grupos com quatro seleções.

Os potes

Brasil, Argentina e Uruguai são cabeças de chave. A definição dos potes foi feita com base no ranking da Fifa de dezembro de 2018.

O sorteio

Anfitrião, o Brasil já sabe que é o cabeça de chave do grupo A. Já os grupos de Argentina e Uruguai ainda serão sorteados. As demais posições serão definidas através de sorteios dos potes 2, 3 e 4.