Copa 2018

Deputada pede que russas evitem sexo com estrangeiros durante a Copa do Mundo

Pletnyova é deputada do Partido Comunista KPRF, normalmente de oposição ao governo, mas que respalda o presidente russo, Vladimir Putin, na maioria dos assuntos

Agência O Globo
- Atualizada em


Uma deputada pediu nesta quarta-feira que as mulheres russas evitem se relacionar com homens estrangeiros durante a Copa do Mundo para que não se tornem mães solteiras de crianças mestiças. Tamara Pletnyova, chefe de uma comissão parlamentar para famílias, mulheres e crianças, fez a declaração ao responder uma pergunta de uma emissora de rádio sobre os chamados "filhos dos Jogos Olímpicos", crianças que nasceram após as Olimpíadas celebradas em Moscou em 1980. Na época, a contracepção não era distribuída amplamente no país.

O termo "filhos dos Jogos Olímpicos" foi utilizado durante a era soviética para descrever os bebês nascidos após eventos internacionais, frutos de relações entre russas e homens africanos, latinos ou asiáticos. Muitas das crianças sofreram discriminação no país.

Foto: Reprodução
— Devemos dar à luz aos nossos filhos. Essas crianças mestiças sofrem e sofreram desde a época soviética — disse Pletnyova à emissora de rádio Govorit Moskva. — Uma coisa é se são da mesma raça, mas outra muito distinta é se são de uma raça diferente. Não sou nacionalista, mas sei que as crianças sofrem. São abandonadas e ficam aqui com a mãe.

Pletnyova é deputada do Partido Comunista KPRF, normalmente de oposição ao governo, mas que respalda o presidente russo, Vladimir Putin, na maioria dos assuntos. A deputada ainda afirmou que quando russas se casam com estrangeiros as relações geralmente terminam mal, com as mulheres sendo abandonadas no exterior ou na própria Rússia. Um outro político russo também disse que os torcedores estrangeiros poderiam trazer vírus ao viajar para o país durante a Copa do Mundo e infectar os russos.

Milhares de torcedores são esperados na Rússia para assistir os jogos da Copa do Mundo, que começa na quinta-feira com uma cerimônia de inauguração na capital, Moscou. Após a abertura, a anfitriã enfrenta a Arábia Saudita.