Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Eleição presidencial da Fifa acontecem hoje; conheça candidatos

Tudo que você precisa saber sobre a eleição presidencial da Fifa

• 26/02/2016 às 9:50 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O fim de uma era se aproxima e o futebol mundial entra em um momento crucial para mudanças. Nesta sexta-feira, a Fifa irá eleger seu novo presidente, que assume o lugar de banido Joseph Blatter.
José Maria Marin, ex-presidente da CBF, e Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, foram afastados do cargo por corrupção.
O suíço de 79 anos foi reeleito como líder do organismo máximo do futebol mundial, mas poucos dias depois anunciou a renuncia do cargo para o Congresso deste ano. Ou seja, a Fifa vai ganhar um novo chefe pela primeira vez desde junho de 1998. Com a Fifa envolvida em um escândalo de corrupção sem precedentes, o presidente recém-eleito terá a responsabilidade de liderar a organização através do seu período mais negro da história e entregar reformas em massa para que a reputação da entidade seja restaurada. Diante desta situação, a Goal traz todas as informações que você precisa saber sobre o processo. Quando é a eleição? A eleição será realizada no Hallenstadion, na cidade onde se baseia a Fifa, Zurique, na Suíça. O dia do pleito é 26 de fevereiro, nesta sexta-feira. Como vai acontecer? Os delegados da Fifa vão votar em quem eles acham que é o melhor candidato para suceder Blatter no comando da organização. Os candidatos Príncipe Ali bin Al Hussein - Homem que perdeu para Blatter na última eleição, ele tem 40 anos e é ex-vice-presidente da Fifa. É o defensor mais voraz para que o relatório sobre o processo de escolha da sede das Copas do Mundo 2018 e 2022 seja publicado na íntegra.
Príncipe Ali bin Al Hussein
Jerôme Champagne - Ex-vice-secretário geral da Fifa, o francês não conseguiu reunir indicações suficientes no prazo exigido para a última eleição e tem falado bem de Blatter repetidamente. Muitas vezes, fala de uma maior transparência na Fifa, do corte no número de vagas de seleções europeias para a Copa do Mundo e quer aumentar o número de associações-membro da Fifa. Gianni Infantino – O suíço de 45 anos optou entrar na corrida após o banimento de Michel Platini já que os dois trabalharam juntos na Uefa. Ele quer expandir o número de participantes na Copa do Mundo para 40. Shaikh Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa - Presidente da confederação asiática de futebol e vice da Fifa, ele tem sido acusado de violações dos direitos humanos no Bahrein e espera para ver o papel de presidente se tornar em não-executivo .
Shaikh Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa
Tokyo Sexwale - O político sul-africano, que se tornou um bilionário através da indústria do petróleo e diamante, era parte do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2010 e foi acusado de aceitar propina nos período, alegação que ele nega. Se comprometeu acabar com a proibição de propaganda na camisa das seleções. Como é a eleição? Com Kuwait e Indonésia suspensos, haverá apenas 207 votos. Na primeira rodada de votação, todas as associações-membro irão votar e o primeiro colocado será declarado vencedor se obtiver dois terços dos votos. Se ninguém for escolhido, uma segunda rodada será realizada, sendo necessário 104 votos para garantir o cargo.
Gianni Infantino e Shaikh Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa são os candidatos mais fortes na eleição.
Quem é favorito? Gianni Infantino e Shaikh Salman Bin Ibrahim Al-Khalifa são os candidatos mais fortes. Infantino obteve a maioria dos votos da Europa e deve ter um grande eleitorado sul-americano. Enquanto isso, Sheikh Salman recebeu o apoio das federações asiáticas e o voto africano irá decidir tudo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes