Futebol

Especial Nordestino: a trajetória de Roberto Firmino de Alagoas à Europa

Conheça a história do craque do Liverpool e da Seleção

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Foto: Reprodução | Instagram 

Roberto Firmino Barbosa de Oliveira começa sua história no futebol ainda na infância. O alagoano, de 30 anos, sempre teve brilho nos olhos para ser um jogador profissional. Filho de família humilde, Firmino cresceu em um dos bairros mais violentos de Maceió, no entanto, ele tinha a vantagem de morar próximo do estádio Rei Pelé. 

Embora fosse apaixonado por futebol, a mãe de Firmino preferia que o filho estudasse e chegou a proibí-lo de jogar bola, o que não aconteceu. O jovem persistiu na atividade e chegou a base do CRB, onde tudo começou. 

Foi no clube que Firmino encontrou um dentista chamado Marcellus Portella, o homem que passou a administrar a carreira do jovem na época. Foi ele, inclusive, que conseguiu para Firmino um teste no São Paulo, mas o atleta foi reprovado. 

Mas é como diz o ditado, "há males que são para o bem", Firmino realizou um teste para o Figueirense, conseguiu ser aprovado e foi lá que sua carreira deslanchou. Ele permaneceu no clube até 2010. Após ser destaque no futebol brasileiro, o atleta foi contratado pelo Hoffenheim, da Alemanha, que pagou 4 milhões de euros para obter o atacante. 

No time inglês, o jogador foi ganhando cada vez mais espaço e na temporada de 2013-1014 ele marcou, só na Bundesliga, 16 gols em 33 partidas. 

Seleção Brasileira 
Firmino ganhou uma oportunidade com a camisa verde e amarela em 2015, ao ser convocado por Dunga - o técnico do Brasil na época - para a disputa da Copa América, realizada no Chile. 

Liverpool 
Foi em 2015 que os caminhos de Firmino mudaram, e para melhor. É que o atleta foi contratado pelo Liverpool, que pagou por ele 41 milhões de euros, tornando-se a segunda contratação mais cara da história do clube. Na temporada de 2018, por exemplo, Firmino havia marcado 27 gols e dado 17 assistências em 54 partidas. No mesmo ele voltou a vestir a camisa da Seleção Brasileira, após ser convocado por Tite para a Copa do Mundo da Rússia.

Conquistas 
Pelo Liverpool, Firmino conquistou diversos títulos: Champions League da temporada 2018-2019, Supercopa da UEFA de 2019, Mundial de Clubes de 2019 e Premier League da temporada 2019-2020.

Pela seleção ele ganhou apenas a Copa América de 2019.