Esportes

Especial Nordestinos: pernambucano Tiago Medeiros se destaca por irreverência no GE

Jornalista de 41 anos foi um dos destaques do cobertura da Globo nas Olimpíadas de Tóquio; conheça a história do pernambucano

Cláudia Callado (claudia.callado@redebahia.com.br)
- Atualizada em

 

Quando Tiago Medeiros virou um dos destaques da Globo na cobertura das Olimpíadas de Tóquio, não foi uma surpresa para quem morava em Pernambuco. O sucesso absoluto do jornalista já era conhecido pelos pernambucanos, e foi justamente isso que o capacitou à cobertura nacional.

O jornalista de 41 anos, natural de Recife, começou a carreira em 2004, já na Globo Nordeste, filial da TV Globo em Recife. Iniciou como produtor e seguiu para o GE.com. Quando foi para o vídeo, como repórter, Tiago já ganhou destaque pelo jeito irreverente, sem perder a capacidade de informar.

Assumiu a apresentação do Globo Esporte em 2019 e a descontração gerou momentos icônicos que viraram memes – e fizeram o jornalista ser conhecido para além de Recife. Primeiro a expressão “minha joia”, que virou um bordão do jornalista e o aproximou ainda mais do público. 

 

Em um sábado, no final da apresentação do Globo Esporte, Medeiros telefonou para a mãe ao vivo para saber o que tinha para almoçar. E teve mais. O apresentador imitou o ex-BBB Gil do Vigor, que também é pernambucano; já entrou de bike ao vivo e também mostrou seus dotes de cantor. 

Com Tiago, o GE local virou sucesso de audiência, com índices acima dos 15 pontos em Pernambuco. 

Foto: Divulgação/Tv Globo

Rompendo a bolha 
Em 2021, foi o ano de Tiago romper a bolha estadual. Deixou de ser conhecido apenas pelos pernambucanos – e pelos usuários de redes sociais que se divertiam com seu jeito – e também pelo público nacional.  

Isso porque o apresentador foi escalado pela Globo para cobrir as Olimpíadas de Tóquio e ganhou destaque nas entradas ao vivo, tanto na TV aberta quanto no SporTV. Tiago foi responsável por reportagens sobre os bastidores dos Jogos, sem com o bom humor e leveza característicos. 

A cobertura nas Olimpíadas rendeu ao jornalista a oportunidade de apresentar dois outros programas da Globo: o Globo Esporte Rio de Janeiro e o Esporte Espetacular. 

Por enquanto, de forma temporária. Tiago assumiu o GE carioca quando Alex Escobar, apresentador titular, testou positivo para a Covid-19, e no Esporte Espetacular substituiu Lucas Gutierrez durante as duas férias. Ninguém duvida, porém, que esse seja só o começo de uma carreira nacional.