Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Evento baiano de xadrez online abre inscrições

O III Bahia Open de Xadrez Online acontece de 14 a 26 de setembro e é aberto para amadores e mestres nacionais e internacionais

Redação iBahia • 12/09/2021 às 13:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 20:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O III Bahia Open de Xadrez Online, que ocorre entre os dias 14 e 26 de setembro, está com inscrições abertas. O evento é realizado pela Federação Baiana de Xadrez (FBX) e tem o objetivo de fomentar a prática de xadrez na Bahia e no mundo, para todos os públicos, das crianças aos adultos, dos amadores ou mestres enxadristas.

Para participar, individualmente, a inscrição é gratuita e deve ser feita até o dia do evento - só poderá ser feita com até 1h de antecedência do início de cada torneio (ver regulamento e conferir os horários) - por meio do site da federação: http://www.fbx.com.br. Basta clicar no botão de inscrição e no link do Formulário do Bahia Open da sua categoria. Já para os torneios +50 (torneio único), amador, absoluto individual e por equipes terá taxa de inscrição apenas para as finais.

No III Bahia Open de Xadrez Online, assim como nas edições anteriores, será realizado exclusivamente de forma virtual pela plataforma lichess.org e está aberto para enxadristas e mestres nacionais e internacionais. As categorias disponíveis são: Absoluto, Sêniores e Veterano (nascidos em 1965 ou mais velhos), Sub 18 (para nascidos em 2002 ou depois), Feminino, Portadores de Deficiência Visual e por Equipes.

A expectativa dos idealizadores é de atrair mais de mil jogadores e gerar mais de 100 mil visualizações dos jogos. Para o presidente da FBX, Luciano Zallio, o xadrez começa a ter o seu valor reconhecido como jogo estratégico que vai além do esporte. “Já somos o maior evento de Xadrez Online do Brasil e talvez um dos maiores do mundo nesse segmento. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível aos enxadristas e que possamos impulsionar a prática competitiva e deixar algum legado relevante ao xadrez brasileiro por meio do xadrez online!”, ressalta Zallio.

Segundo Zallio, o xadrez, além de ser um esporte, auxilia no desenvolvimento cognitivo de crianças e adultos, no pensamento lógico e na concentração, especialmente para essa nova geração que já nasceu na era digital.

Serviço:

O quê: III Bahia Open de Xadrez Online

Quem: Federação Baiana de Xadrez

Quando: de 14 a 26 de dezembro

Onde: Plataforma digital Lichess.org

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes