Futebol

Fifa aprova uso do árbitro assistente de vídeo no futebol

Decisão abre caminho para instalação da tecnologia na Copa da Rússia

Agência O Globo

O Conselho de Associação do Futebol Internacional (IFAB), da qual a Fifa faz parte, aprovou neste sábado (3), por unanimidade, a adição do árbitro assistente de vídeo nas regras do futebol. A decisão abre caminho para a instalação do sistema na Copa do Mundo da Rússia, que começa em 14 em junho deste ano.

O painel que regulamenta as regras do futebol votou neste sábado pela atualização das leis do esporte. O rol de regras agora deverá incluir a revisão de lances de jogo pelo árbitro assistente de vídeo, conhecido pela sigla VAR.

Ainda assim, a Fifa ainda precisa decidir se vai aplicar o VAR no Mundial da Rússia. Esta decisão deve sair no próximo 16 de março, quando o conselho da Fifa se reunirá em Bogotá, na Colômbia.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já demonstrou o apoio à tecnologia e ressaltou que a arbitragem da Copa do Mundo deveria ter a ajuda do vídeo na análise de lances-chave nos 64 jogos da competição.

A revisão por vídeo pode anular "erros claros e óbvios" de árbitros em gols, pênaltis, cartões vermelhos e confusão na identidade dos jogadores, na visão do presidente.