Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Índios se destacam no primeiro dia da chama na Bahia

Em Santa Cruz Cabrália, cidade da primeira missa no Brasil, a pataxó Luena Santos teve a honra de conduzir a tocha

Redação iBahia • 20/05/2016 às 10:13 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
“A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos”. O rosto descrito pelo português Pero Vaz de Caminha em 1500 foi o mesmo que recebeu a tocha olímpica ontem, na chegada da chama na Costa do Descobrimento. Foi em solo baiano que finalmente o símbolo da Olimpíada reconheceu o rosto genuinamente brasileiro: do índio. Ao chegar em Santa Cruz Cabrália, cidade da primeira missa no Brasil, a pataxó Luena Santos teve a honra de conduzir a tocha. Vestida a caráter, Luena não escondeu a emoção. Ela encontrou uma semelhança forte entre a tocha e os costumes de seu povo.
Pataxó Luena Santos carregou a chama Olímpica em Santa Cruz de Cabrália (Foto: Rio2016/Divulgação)
“Aprendi o significado das cores na tocha, como o céu, montanha, tudo isso tem a ver também com nossa etnia, com a nossa tradição indígena. Com estes desenhos e cores no meu rosto, também estou representando a paz, a prosperidade. O fogo também tem uma ligação forte com nossos antepassados”, disse a pataxó. Antes de chegar à Costa do Descobrimento, a tocha iniciou seu caminho pela Bahia em Teixeira de Freitas. Curiosamente, o primeiro a conduzir a chama olímpica em solo baiano não foi um baiano, mas um capixaba: José Braz Dávila, nascido em Vitória. Depois de Teixeira de Freitas, a tocha passou por Itamaraju. A última parada foi em Porto Seguro, onde a chama trocou a tocha pela pira e pernoitou.
Crianças tiveram aula fora da escola para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica (Foto: Rio2016/Divulgação)
Glauber Rocha No segundo dia da tocha em solo baiano, as homenagens vão do jegue ao cineasta Glauber Rocha. O dia começa com a chegada da chama olímpica a Eunápolis. Depois, Itapetinga, onde um dos condutores é um tanto especial na cidade: o jegue. Animal símbolo do município, a tocha começa seu percurso na Praça do Jegue e será conduzida em cima do animal, que estará fantasiado de cangaceiro. Deivid Ribeiro, um criador da região, estará montado no bicho. Em seguida, a tocha segue para Vitória da Conquista, onde passa a noite. A segunda cidade celebração fará uma homenagem ao seu artista ilustre, o cineasta Glauber Rocha. Quando a chama trocar a tocha pela pira, serão exibidos trechos do filme Terra em Transe, de 1967, além da vida e obra do conquistense. Depois, apresentações de artes marciais, dança e música. No revezamento, o lutador de MMA Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, será um dos condutores da tocha. Ele também é filho ilustre de Conquista. Amanhã, a tocha passa pelos municípios de Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus, onde passa a noite na terra imortalizada por Jorge Amado e pelo Bataclan.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes