Mais Esportes

Medina bate Ítalo e vence etapa de Jeffreys Bay do Circuito Mundial de Surfe

Bicampeão mundial encaixou ondas praticamente perfeitas no começo e no fim da bateria

Agência O Globo
- Atualizada em

Gabriel Medina é o grande campeão da etapa de Jeffrays Bay, na África do Sul, do Circuito Mundial de Surfe. Com uma pontuação de 19.50 e uma impressionante nota de 9.77 em sua última onda, o brasileiro bicampeão mundial bateu o compatriota Ítalo Ferreira na grande decisão. Foi o primeiro título de Medina este ano.

Ítalo, que na semifinal havia batido o também brasileiro Filipe Toledo, começou a bateria melhor, com uma nota de 9.10 logo de cara, enquanto Medina errou e tirou um 2,17. A recuperação de Medina viria em sua segunda tentativa, com uma nota de 9.77, mas Ítalo, que havia conseguido um 5.5 em sua segunda onda, ainda liderava com 14,60. Sem conseguir encaixar uma segunda boa onda, Medina, permanecia atrás, com uma soma de 12.90.

Foto: WSL/Divulgação

Na reta final da bateria, Ítalo encaixou mais uma boa onda e conseguiu um 7.67, atingindo pontuação de 16.77, o que forçava Medina a conseguir uma nota mínima de 7.04 para assumir a ponta. Em sua última tentativa, o bicampeão mundial encaixou mais uma onda praticamente perfeita e conseguiu um 9.77

A soma de 19.50 de Medina exigia de Ítalo duas ondas praticamente perfeitas em sequência, pois mesmo uma nota 10 só poderia levá-lo a uma soma de 19.10. No entanto, já não havia mais tempo para uma virada.

Com a vitória em Jeffreys Bay, Medina agora soma 26,895 pontos e sobe para  sétima posição no circuito da WSL. Com o vice-campeonato, Ítalo Ferreira subiu duas posições e agora ocupa está em quarto lugar, com 29,950 pontos. Já Filipe Toledo continua como o brasileiro com mais chances de título, com 33,280 pontos e a vice-liderança do ranking mundial. O americano Kolohe Andino lidera, com 33,845.