Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Meia Formiga vai disputar a sexta Olimpíada da carreira em 2016

Da capital baiana para o mundo, Formiga jogou no futebol dos Estados Unidos e da Suécia, além de defender clubes nacionais

• 02/01/2016 às 19:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 7:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
(Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)
O apelido não condiz com a grandiosidade da carreira. Miraildes Maciel Mota, a Formiga, é a única jogadora de futebol do mundo com cinco participações em Olimpíadas. A baiana, 37 anos, esteve presente em todas as edições desde que o futebol feminino passou a fazer parte dos Jogos: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2016, ela vai incluir os Jogos do Rio de Janeiro no currículo.
“Essa vai ser minha última”, anuncia. “Vou dar espaço para as que estão chegando. Já dei minha contribuição. Está na hora de sair e sair bem. Se eu puder, vou ajudar de outra forma, como parte da comissão”, projeta a camisa 20, que em dezembro recebeu da CBF o prêmio de Honra ao Mérito pelos 20 anos vestindo a camisa verde e amarela.
Mas Formiga ainda não pretende pendurar as chuteiras. “Eu continuarei em clubes. Vou jogar mais uns dois anos. Depois, pretendo ser treinadora”, afirma a meia, que nasceu em Salvador e hoje mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ela começou a jogar aos 10 anos de idade, no Boley, time que era mantido por uma fábrica.
Da capital baiana para o mundo, Formiga jogou no futebol dos Estados Unidos e da Suécia, além de defender por aqui clubes como São Paulo, Santos, Portuguesa e São José, pelo qual disputou o último Brasileiro e foi vice-campeã.
Desde janeiro de 2015, Formiga integra a seleção brasileira permanente que treina focada nos Jogos do Rio. Após as medalhas de prata em Atenas e Pequim, a veterana sonha com o inédito ouro antes de aposentar. “Seria o melhor prêmio da minha carreira jogar no meu país e ganhar medalha de ouro. Seria a coroação de longos anos que eu tanto batalho por essa modalidade. Estou superansiosa para que comece logo a Olimpíada”.
Apesar da ansiedade, Formiga alerta que jogar em casa também tem seu lado negativo. “A preocupação é maior, pois a pressão é maior. Mas esse grupo está renovado e acredito que vai fazer história. Não tenho dúvida de que algo bom vai acontecer”.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes