Futebol

Messi e Neymar ultrapassam Cristiano Ronaldo em média que aponta melhores atacantes de 2015

Uma pesquisa do Centro Internacional de Estudos do Esporte da Suíça calculou diversos dados dos últimos jogos para estabelecer uma pontuação

- Atualizada em


Redação Goal


Mais uma vez, Cristiano Ronaldo e Messi foram protagonistas de um duelo. O Centro Internacional de Estudos do Esporte da Suíça (CIES, na sigla local) quantificou, estatisticamente, a eficácia das estrelas do futebol... e no resultado, uma surpresa! Não apenas o argentino foi considerado o melhor atacante de 2015, como até Neymar aproveitou a carona e superou o luso.


Como marcou apenas seis gols neste novo ano, o camisa 7 do Real Madrid perdeu chão para o maior rival. Entre os incluídos no meio das duas maiores estrelas do futebol atual estão, além de Neymar, nomes como Robben, Luis Suárez, Diego Costa, Marco Reus e outros. Uma surpresa é Bas Dost, do Wolfsburg, que marcou 11 tentos em 2015 pelo time alemão.


O estudo contempla apenas jogadores que disputam os campeonatos de Espanha. Inglaterra, Itália, França e Alemanha. Foram inúmeras variáveis consideradas na hora de estabelecer a pontuação, e é lógico que o número de gols marcados foi um dos mais importantes. Outros, como chutes a gol; ocasiões criadas; distribuição de jogo; recuperação de bola também estão incluídas na média. Companheiros de CR7 no ataque merengue, Benzema e Gareth Bale também não foram muito bem cotados: estão respectivamente em 35º e 37º.


Abaixo, confira a lista com os 15 primeiros colocados:


1º Lionel Messi (FC Barcelona) - 100 puntos

2º Arjen Robben (Bayern Múnich) - 92 puntos

3º Bas Dost (Wolfsburgo) - 77 puntos

4º Luis Suárez (FC Barcelona) - 71 puntos

5º Diego Costa (Chelsea) - 61 puntos

6º Harry Kane (Tottenham) - 57 puntos

7º Marco Reus (Borussia Dortmund) - 57 puntos

8º Lucas Barrios (Montpellier) - 56 puntos

9º Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) - 55 puntos

10º Christophe Mandanne (Guingamp) - 54 puntos

11º Antoine Griezmann (Atlético) - 52 puntos

12º Neymar Junior (FC Barcelona) - 51 puntos

13º Olivier Giroud (Arsenal) - 51 puntos

14º Carlos Bacca (Sevilla) - 51 puntos

15º Éder Martins (Sampdoria) - 50 puntos