Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Nadador confirma em depoimento que não houve assalto, diz polícia

Retirados ontem de voo para os EUA, atletas foram ouvidos no Rio de Janeiro

Redação iBahia • 18/08/2016 às 17:09 • Atualizada em 28/08/2022 às 6:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, deu coletiva nesta quinta-feira (18) sobre o caso de um suposto assalto envolvendo quatro nadadores dos EUA. De acordo com Veloso, um dos atletas ouvidos hoje, Gunner Bentz ou Jack Conger, confirmou que não houve realmente um assalto, e sim uma confusão em um posto de gasolina. A polícia já havia afirmado que isso havia acontecido, com base em imagens de segurança. Agora, segundo Veloso, serão avaliadas as responsabilidades dos envolvidos no episódio. Ele disse que ainda não sabe pelo que os nadadores podem responder. "Em tese, eles podem vir a responder por falsa comunicação de crime e dano ao patrimônio", explicou o chefe da Polícia Civil. Ele disse ainda que não sabe se os nadadores vão voltar aos EUA, pois será uma decisão da Justiça, mas que não existe necessidade de que eles fiquem detidos. Conger e Bentz foram retirados do avião quando se preparavam para voltar aos EUA. Lochte voltou ao país no início da semana. O paradeiro do quarto nadador é desconhecido, mas ele ainda está no Brasil.

				
					Nadador confirma em depoimento que não houve assalto, diz polícia
Foto: Reprodução/TV Globo
No depoimento, um dos nadadores afirmou que Ryan Lochte, doze vezes medalhista em Olimpíadas, seria o que estava mais exaltado durante a confusão. Mas o chefe da polícia disse que é "prematuro" dizer que ele foi quem inventou a história do assalto - a notícia veio à tona após entrevista da mãe de Lochte à mídia americana.Uma das linhas da investigação é de que os nadadores inventaram a história para enganar a namorada de um deles, pois estavam antes em uma festa com mulheres, segundo testemunhas. No posto de gasolina, houve confusão e funcionários foram tentar controlar a situação. Seguranças do local de fato sacaram armas, legalizadas. "Se houve arma apontada para eles? Sim. Arma foi empregada para contê-los", diz chefe da polícia. "Nada indica que houve excesso do segurança ao usar força", destaca.VídeoAs câmeras de segurança do posto registraram a confusão entre os quatro nadadores e seguranças. O vídeo mostra os nadadores saindo do panheiro. Os funcionários dizem que o local foi depredado e por isso seguranças impediram que eles saíssem do local, que fica na Barra da Tijuca. Os nadadores haviam saído da Lagoa, onde estavam em uma festa, e voltavam para a Vila Olímpica.

				
					Nadador confirma em depoimento que não houve assalto, diz polícia
Foto: Reprodução
As imagens mostram um dos nadadores levantando as mãos enquanto os segurança os abordam. A Polícia Militar foi chamada, mas quando chegou os nadadores já haviam ido embora, após dar R$ 100 e $ 20 para pagar pelos danos no banheiro. Lochte disse em entrevista que o grupo foi abordado quando estava em um táxi por homens que se diziam policiais. Eles teriam roubado dinheiro dos nadadores. Imagens da Vila Olímpica mostraram os nadadores chegando em horário diferente do que informaram à polícia, com carteiras e relógios.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil