Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Nordestão 2016: conheça os clubes que iniciam a disputa pela taça

Principal torneio regional do país tem início neste sábado (13), com cinco jogos; clubes baianos entram em campo no domingo (14)

• 13/02/2016 às 9:38 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Principal torneio regional do país, a Copa do Nordeste tem início neste sábado (13) prometendo mais uma temporada de sucesso, com público superiores aos dos estaduais. Sem contar com equipes importantes da região, como Vitória e Náutico, o torneio grandes potencias do futebol nordestino e equipes que prometem surpreender. Confira todos os 20 participantes da competição:
GRUPO 1
ABC
Rebaixado para a Série C do Brasileirão em 2015, o ABC quer esquecer a temporada passada e se reerguer em 2016. Para este anos, a diretoria do alvinegro anunciou a contratação do técnico Narciso, que vai contar com um plantel renovado. Entre as caras novas estão o goleiro Vaná, ex Coritiba, e os velhos conhecidos da torcida baiana: o volante Bida, o meia atacante Jones Carioca e o atacante Alemão. Outro experiente é o meia Lúcio Flávio, principal contratação e dono da camisa dez.
Campinense
Campeão da Copa do Nordeste de 2013, a Raposa tenta repetir o feito e chegar até as fases finais da competição. Líder do grupo A do Campeonato Paraibano, o time está invicto na competição e ficou no empate no clássico contra o Botafogo, na última rodada. Os destaques da equipe do treinador Francisco Diá ficam por conta dos meias Chapinha e Roger Gaúcho, e do atacante Rodrigão.
Imperatriz
Atual campeão maranhense, o Imperatriz aparece como o azarão no grupo A e quer chegar longe na competição. O regional é a chance da equipe virar a página e dar a volta por cima depois de um início ruim no estadual. Um das esperanças da torcida por bons resultados é meia Danilo.
Salgueiro
Vice campeão Pernambucano na temporada passada, o Salgueiro desbancou o Náutico e ficou com uma das três vagas dos pernambucanos no Nordestão. O time treinado por Sérgio China se reforçou para o primeiro semestre e começou bem o ano, com triunfos sobre Sport e empate com o Santa Cruz. Entre os nomes mais conhecidos estão os do lateral Marcos Tamandaré e do atacante Anderson Lessa.
GRUPO 02
América-RN
Sem conseguir a classificação para a Série B do Brasileirão, o América-RN tenta juntar os cacos e tem na Copa do Nordeste a chance de iniciar bem a temporada. Favorito para ficar com a vaga no grupo B, o Mecão é o vice-líder do campeonato potiguar e conta com elenco experiente com nomes como Cascata e Neto Potiguar.
Coruripe
Vice-campeão alagoano em 2015, o Coruripe bateu na trave na Copa do Nordeste do ano passado e quer ir além em 2016 e conquistar uma vaga nas quartas de final. Entre as caras conhecidas está o zagueiro Fernando Belém, que vestiu a camisa do Vitória da Conquista. Diante do América-RN, o Hulk vai tentar usa primeira vitória em 2016.
CRB
Outro que deve disputar a liderança do grupo B, o CRB quer manter a regularidade depois de viver altos e baixos durante a Série B. O time comandado por Mazola Júnior perdeu a principal referência no ataque. Zé Carlos deixou o clube alagoano rumo ao futebol dos Emirados Árabes. Mas o Galo foi ao mercado e se reforçou com os atacantes Neto Baiano e Lúcio Maranhão.
Estanciano
Uma das grandes surpresas da temporada passada, o Estanciano quer seguir como azarão e chegar de fininho entre os primeiros colocados. O time sergipano é o atual vice campeão estadual e quase conquista o acesso à Série C. O atacante Elias Pepeta é uma das armas para conseguir o feito.
GRUPO 03
Bahia
Vice-campeão no ano passado, o Bahia entra como um dos favoritos a ficar com o título em 2016. O não acesso para a primeira divisão deixou a torcida um pouco desconfiada, mas o direção foi ao mercado e praticamente remontou o elenco. Apesar de perder o atacante Kieza, principal peça da temporada passada, o clube trouxe o atacante Hernane Brocador. O camisa nove tem sido efetivo no estadual e promete brigar pela artilharia do torneio.
Santa Cruz
De volta à primeira divisão, o Santa Cruz promete disputar ponto a ponto com o Bahia pela liderança do grupo B. Apesar de ter perdido peças importantes no acesso, como o atacante Luisinho para o próprio Bahia, o time pernambucano em Grafite sua maior esperança de gols. E assim como o tricolor baiano, tem no sistema defensivo um dos maiores problemas.
Juazeirense
Azarão do grupo C, a Juazeirense vai disputar a competição pela primeira vez. O técnico Sérgio Araújo conta com um elenco modesto, mas que deu trabalho ao Bahia na estreia do Baianão e que promete dificultar a vida dos adversários. Com Adauto Moares sem condições de jogo, o Cancão e Fogo vai mandar seus duelos longe do torcedor. O time até tentou levar as partidas para Petrolina, divisa com Juazeiro, mas teve de optar pelo estádio Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim.
Confiança
Se a campanha na Copa do Nordeste do ano passado não foi das melhores, o segundo semestre rendeu bons frutos ao Confiança. O time de Sergipe conquistou uma vaga para a Série B do Brasileirão e quer manter a boa fase em 201. entre os destaques estão os atacantes Danilo Bala e Leandro Kível.
GRUPO 04
Botafogo
Depois da temporada ruim em 2015, o Botafogo quer se reerguer e a Copa do Nordeste é uma das válvulas de escape. O ponto forte da equipe é o sistema defensivo, mas é bom ficar de olho no atacante Jó Boy. O time paraibano encara o Sport na primeira rodada e chega com as credenciais de líder do estadual.
Fortaleza
A Copa do Nordeste é um dos campeonatos que podem servir de incentivo para o Fortaleza após a frustração do não acesso à Série B. Em 2015, o tricolor caiu nas quartas de finais para o Sport e terminou a competição na quinta colocação. Esse ano, o time que entre outras peça conta com Dudu Cearense, quer ir além e igualar o feito do rival Ceará.
River
Vice campeão da Série C, o River do Piauí quer manter a boa fase e superar a campanha da temporada passada, quando caiu ainda primeira fase e terminou na décima colocação da Copa do Nordeste. Comandado pelo técnico Zé Teodoro, a equipe tem no meia Esquerdinha uma das principais armas para fazer uma boa primeira fase.
Sport
A campanha na primeira divisão deixou o torcedor do Sport animado para 2016. Um dos favoritos a ficar com o título, a equipe perdeu peças importantes, como o meia Diego Souza, mas foi ao mercado sul Americano e se reforçou. Uma das principais contratações é o meia atacante chileno Mark Gonzaléz. Outra peça que pode fazer a diferença para o Leão é o técnico Falcão.
GRUPO E
Ceará
Primeiro adversário do Vitória da Conquista na competição, o Ceará quer reeditar o primeiro semestre do ano passado, quando conquistou o Nordestão sobre o Bahia, e apagar a segunda metade do ano. O time lutou contra o rebaixamento para a Série C até as últimas rodadas do Brasileirão. O clube perdeu o meia Ricardinho, que se transferiu para o futebol do Oriente Médio, mas repatriou o experiente atacante Bill. Outra cara conhecida do torcedor baiano no time alvinegro é o argentino Maxi Biancucchi.
Conquista
Atual vice campeão baiano, o Vitória da Conquista tenta driblar as dificuldades e se firmar de vez como a terceira força do futebol da Bahia. Em sua segunda Copa do Nordeste, o Bode conta com jogadores experientes e de forte identificação com o clube, como o atacante Tatu, o meia Rafael Granja e o lateral Arthur. Um dos pontos fraco no início da campanha pode ser o mando de campo. Com o Lomanto Junior fechado para reformas, o time vai iniciar o torneio em Ilhéus, a 400 km de distância.
Sampaio
Surpresa durante a Série B do ano passado, o Sampaio Corrêa brigou pelo acesso à primeira divisão e agora deseja se reafirmar como uma grande potência do futebol nordestino. O time manteve a base da temporada passada com jogadores experientes e que podem fazer a diferença, como o atacante Pimentinha.
Flamengo
Vice campeão piauiense em 201, o Flamengo do Piauí quer ser a surpresa do grupo E. Sua principal estrela está no banco de reservas. O ex lateral Athirson assumiu a o comando da equipe e vai ter a missão de levar o rubro negro o mais longe possível no torneio.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes