Futebol

Os craques que vão ou devem pintar em Salvador na Olimpíada

Neymar já está garantido, mas Arena Fonte Nova pode receber o sueco Ibrahimovic e os franceses Griezmann e Pogba

Luiz Fábio Almeida* (luiz.almeida@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A capital baiana será a única cidade do Nordeste a receber partidas de futebol durante a Olimpíada do Rio 2016, em agosto. Serão dez jogos na Arena Fonte Nova, nas modalidades de futebol masculino e feminino, que começam no dia 4 de agosto, um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos, no Maracanã. Assim como na Copa 2014, craques devem desembarcar na cidade.Para este período, em Salvador, estão confirmadas as seleções olímpicas da Alemanha, França, Dinamarca, Suécia, México, Coreia, Fiji, Japão e também do Brasil, no masculino. No feminino, Austrália, Zimbábue, Nova Zelândia e França disputam na cidade. E o público baiano já pode ficar na expectativa de ver craques do futebol mundial na Arena Fonte Nova, assim como foi dois anos atrás durante a Copa do Mundo. 

Ibrahimovic, Pogba, Griezmann e Neymar devem desembarcar em Salvador no período das Olimpíadas 2016
(Fotos: Divulgação | Arte iBahia)

Para a seleção canarinho, foram convocados Neymar, Douglas Costa e Fernando Prass, dentro da cota dos três jogadores acima de 23 anos. No entanto, o meia Douglas Costa, do Bayern de Munique, foi cortado da lista e não jogará a competição por conta de uma lesão. Além deles, estão confirmados o zagueiro Marquinhos, os meias Rafinha e Thiago Maia e o atacante Gabriel Barbosa.Pela Alemanha, Julian Draxler (Wolfsburg)  Leroy Sané (Schalke 04) e Emre Can (Liverpool), podem estrelar a equipe sub-23 e jogar em Salvador. A atual campeã mundial também deverá optar por Ozil (Arsenal), Muller (Bayern de Munique) e Marco Reus (Borussia Dortmund), que estão acima dos 23 anos. Já a França conta com muitas opções para utilizar nas partidas do Rio 2016, entre elas Matuidi (PSG), Kingsley Coman (Bayern de Munique), Martial (Manchester United), Griezmann (Atlético de Madrid) e Pogba (Juventus).Vencedora da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2012, a seleção do México deve contar com a presença do craque Javier Hernandez (Bayer Leverkusen), de 27 anos. Os baianos também poderão acompanhar de perto as jogadas de Ibrahimovic (Manchester United) e Victor Lindelöf (Benfica), ambos da Suécia. Pela Dinamarca, deve ser confirmado o jovem Viktor Fisher (Middlesbrough), além de Christian Eriksen (Totenham) para a cota dos veteranos no futebol.Partidas

Na modalidade masculina, a primeira rodada dupla será no dia 4 de agosto, com Fiji e Coreia, às 17h, e México e Alemanha, às 20h. No dia 7, Fiji enfrenta o México, às 17h, e a Coreia encontra a Alemanha, às 20h.

Fonte Nova vai receber dez jogos nas Olimpíadas do Rio-2016.
(Foto: Divulgação/ GovBA)

Nesta primeira fase, no dia 10, a seleção Brasileira vai enfrentar a Dinamarca, às 22h, em Salvador. Antes, às 19h, a partida entre Japão e Suécia vai abrir a última rodada dupla masculina na capital baiana. Nas quartas de final, a Arena Fonte Nova ainda recebe o jogo entre o primeiro colocado do grupo B e o segundo do grupo A, no dia 13, às 16h. Caso o Brasil seja o segundo do grupo A, volta à capital Baiana nesta data.No futebol feminino, o estádio de Salvador vai receber, na primeira fase, no dia 9, a seleção da Austrália que enfrenta o Zimbabwe, às 16h, e a Nova Zelândia contra a França, às 19h. Nas quartas de final, às 16h do dia 12, as atletas da segunda colocada do grupo E vão encontrar a segunda do grupo F, encerrando o futebol olímpico na Bahia.Ingressos à venda

As compras dos ingressos para as partidas na capital baiana acontecem pelo site e em duas bilheterias, com lojas físicas, instaladas na Arena Fonte Nova e outra no Shopping da Bahia. O preço mínimo é de R$50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia), que podem ser parcelados no cartão.

*Com supervisão do editor-chefe Rafael Sena