Futebol

Palmeiras tem mundial? Entenda polêmica com representante brasileiro no torneio da Fifa

Equipe paulista estreia neste domingo (7) em busca da conquista

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Neste domingo (7), o Palmeiras inicia a trajetória rumo ao título mundial. Os alviverdes enfrentam o Tigres-MEX, de olho na vaga numa possível final contra o poderoso Bayern de Munique. Uma das principais provocações das torcidas rivais ao clube de futebol é em relação a suposta falta de títulos mundiais do clube. Mas, afinal, o Palmeiras tem mundial?

Mais do que entender se tem ou não, a pergunta central é: a Fifa reconhece o Palmeiras como campeão mundial? E a conquista em questão é a Copa Rio de 1951, com esse nome por ter sido patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Organizado pela entidade máxima do futebol brasileiro (CBD, atual CBF), o campeonato teve apoio da Uefa e da Fifa, e nasceu com a ideia de ser um campeonato mundial disputado por clubes nos mesmos formatos da Copa do Mundo de seleções, disputada um ano antes no Brasil e vencida pelo Uruguai. 

Com as dificuldades de viabilidade para times europeus virem ao Brasil, o torneio foi disputado por oito clubes: Palmeiras, Vasco, Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Nice (França). Chamado de Torneio Internacional de Clubes Campeões, o torneio foi vencido pelo Palmeiras, que bateu a italiana Juventus na final em dois jogos.

O que diz a Fifa

Eis aqui o ponto central: o (não) reconhecimento da Fifa, entidade máxima do futebol. No site oficial da instituição, a Fifa consta apenas os campeões do seu próprio mundial, nascido em 2000 e vencido pelo Corinthians. O torneio teve um hiato até 2005, quando foi vencido pelo São Paulo, e segue ininterrupto desde então.

No entanto, a Fifa reconheceu, no ano de 2017, os campeões intercontinentais como campeões mundiais, assim como as equipes de 2005 em diante. Isso significa que a entidade confirmou que todos os clubes que venceram o Mundial Interclubes, disputado entre 1960 e 2004 entre o campeão sul-americano e o europeu, seriam campeões mundiais a partir de então.

Esse reconhecimento, no entanto, não abarcou a Copa Rio de 1951 e, por isso, não reconhece o Palmeiras como campeão mundial. O mesmo acontece com o Fluminense, que ganhou a edição de 1952 do torneio.