Futebol

Perto do retorno: relembre a situação de Bahia e Vitória no Baianão e Nordestão

Times se enfrentaram uma vez em cada competição; retorno aos gramados acontece nesta quarta-feira (22)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O retorno de Bahia e Vitória aos gramados se aproxima. Os dois times entram em campo nesta quarta-feira (22), às 20h, para a rodada final da fase de grupos da Copa do Nordeste. No dia seguinte, voltam a jogar pelo campeonato baiano, às 16h. Mas você lembra como estava a situação dos clubes em cada competição?

Copa do Nordeste

Na competição regional, a situação é bem confortável para o Bahia. Classificado para as quartas de final, o tricolor joga para terminar a primeira fase na liderança do grupo A, atualmente ocupada pelo Fortaleza, na frente por ter um gol a mais de saldo. Os baianos vão entrar em campo sabendo do resultado necessário para terminar líder, pois o Fortaleza joga nesta terça-feira (21).

Já o Vitória não está classificado, mas também não tem situação incômoda. Assim como o Bahia, é segundo colocado do grupo, com mesmo número de pontos do líder. Para perder uma vaga, o Leão teria que ser derrotado e Náutico, Ceará e Santa Cruz vencerem seus jogos. A boa notícia é que derrota é algo que não aconteceu pro rubro-negro até então: são três triunfos e quatro empates no Nordestão.

Campeonato baiano

Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase, os times da capital precisarão se reinventar no campeonato, pois os times sub-23, usados na competição até então, foram desfeitos como medida de cortar gastos. Diferente do Nordestão, no Baianão a coisa está um pouco mais indefinida.

Novamente, o Bahia tem situação mais cômoda. É líder com 15 pontos e precisa somente de um triunfo nas duas rodadas finais para se classificar. Já o Vitória é o quarto colocado, no limite para classificação para as semifinais, com 11 pontos. O Leão terá uma reta final embolada, pois apenas dois pontos separam o vice-líder Jacuipense (12) do sexto colocado, Juazeirense (10).

BaVis

Cada competição teve um BaVi. Pela "Lampions", melhor para o rubro-negro. Carleto e Vico marcaram e o Leão venceu por dois a zero na Fonte Nova, em grande dia do goleiro Ronaldo e péssimo de Douglas. 

Já no Baianão, com os aspirantes, melhor para o Esquadrão. Anderson abriu o placar para o tricolor e Eron empatou. No último lance, Arthur Rezende fez um belo gol de falta para dar o triunfo aos visitantes no Barradão.