Futebol

Principais campeonatos europeus começam em agosto e já tem grandes clássicos

Reedição de final de Liga dos Campeões acontece logo na primeira rodada do campeonato inglês

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O fã de futebol europeu que se prepare. As principais ligas europeias nacionais retornam neste mês de agosto. Os maiores clubes do mundo vão voltar a desfilar seu futebol pelos  gramados do Velho Continente. Além dos confrontos de Supercopa (vencedor da liga enfrenta o vencedor da copa nacional), as próprias ligas começam com grandes jogos. Destaque para o campeonato inglês, que tem quatro clássicos envolvendo seus seis principais times só neste mês.

Confira alguns dos principais confrontos pelas grandes ligas europeias em agosto

  • Campeonato inglês (início: 09/08)
    Foto: Divulgação Premier League/Twitter

O campeonato mais prestigiado do mundo terá o pontapé inicial com um Liverpool x Norwich. O atual campeão europeu começa sua saga rumo à conquista inédita da Premier League, formato adotado pelo campeonato inglês desde a temporada 1992/1993.

Já na primeira rodada, Manchester United e Chelsea reeditam a final da Liga dos Campeões de 2008. Outra reedição de jogo de Champions acontece na segunda rodada, com Manchester City e Tottenham, que se encontraram nas quartas de final da última edição do torneio continental, com direito a um emocionante 4 a 3 para o City, mas que classificou os Spurs. As rodadas de agosto ainda terão um Liverpool x Arsenal na terceira rodada.

Confrontos de agosto:
1ª rodada: Manchester United x Chelsea (11/08, às 12h30)
2ª rodada: Manchester City x Tottenham (17/08, às 13h30)
3ª rodada: Liverpool x Arsenal (24/08, às 13h30)

  • Campeonato espanhol (início: 16/08)
    Foto: Divulgação

A La Liga recomeça no dia 16/08 logo com o campeão Barcelona enfrentando o Athletic Bilbao. O Real Madrid estreia no dia seguinte diante do Celta de Vigo e o Atlético de Madrid dois dias depois, contra o Getafe.

Na sua segunda temporada sem Cristiano Ronaldo, o Real Madrid aposta no retorno de Zidane ao comando técnico da equipe e na chegada do belga Eden Hazard para voltar a vencer o campeonato nacional. Terá que superar o time de Lionel Messi, que se reforçou com o francês Griezmann e segue atrás do retorno do brasileiro Neymar.

Confrontos de agosto:
1ª rodada: Athletic Bilbao x Barcelona (16/08 às 16h)
1ª rodada: Celta de Vigo x Real Madrid (17/08 às 12h)

  • Campeonato italiano (início: 24/08)
    Foto: Divulgação

A liga voltou a ganhar mais holofotes com o desembarque de Cristiano Ronaldo à Juventus. A "Velha Senhora" quer embalar o nono título nacional consecutivo, e conta nesta temporada com o retorno de Buffon ao clube, após temporada no PSG. Logo na segunda rodada, no primeiro dia de setembro, o campeão enfrenta o Napoli, clube que mais tem tentado incomodar a dinastia da equipe de Turim. No mesmo dia, a capital Roma recebe o clássico entre seus dois principais times, Lazio e Roma.

Confrontos de agosto:
1ª rodada: Parma x Juventus (24/08 às 14h)
1ª rodada: Fiorentina x Napoli (24/08 às 16h45)

  • Campeonato francês (início: 09/08)

Campeão de seis dos últimos sete edições da Ligue 1, o Paris Saint-Germain chega como amplo favorito ao título. Ainda sem saber se terá Neymar nesta temporada, a equipe aposta em Mbappé e Cavani para seguir com a hegemonia do país. O time estreia contra o Nimes. A primeira rodada guarda também um duelo de tradição entre Monaco e Lyon, que teve o retorno de Juninho Pernambucano nesta temporada, dessa vez como diretor.

Confrontos de agosto:
1ª rodada: Monaco x Lyon (09/08 às 15h45)
1ª rodada: PSG x Nimes (11/08 às 16h)

  • Campeonato Alemão (início: 16/08)

Assim como na Itália, a liga alemã também tem um "dono". O Bayern entra para emplacar sua oitava conquista consecutiva. Os bávaros abrem o campeonato em confronto com o Hertha Berlim e, mesmo sem Ribery e Robben no elenco, entram como favoritos. Seu maior concorrente é o Borussia Dortmund, que liderou boa parte da liga na temporada passada mas perdeu fôlego e ficou com o vice. Time de boas campanhas nos últimos anos, o RB Leipzig deve fazer bom confronto com o Borussia Monchengladbach

Confrontos de agosto:
1ª rodada: Bayern x Hertha Berlim (16/08 às 15h30)
1ª rodada: Dortmund x Augsburg (17/08 às 10h30)
3ª rodada: Borussia Monchengladbach x RB Leipzig (30/08 às 15h30)