Futebol

PSG pega Manchester United nas oitavas da Champions; veja os confrontos

Uefa realizou o sorteiro na manhã desta segunda-feira, na Suíça

Agência O Globo

Os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões já estão definidos. Giorgio Marchetti, diretor de competições da Uefa, foi quem conduziu o sorteio, na manhã desta segunda-feira, em Nyon, na Suíça. Ao todo, nove campeões da Champions se qualificaram para a as oitavas da atual edição: Ajax, Barcelona, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Liverpool, Manchester United, Porto e Real Madrid.

Atlético de Madrid, Lyon, Manchester City, Paris Saint-Germain, Roma, Schalke 04 e Tottenham são os clubes que buscam o título inédito.

O sorteio doi realizado da seguinte maneira: avançaram às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada grupo da fase anterior. O pote A ficou com os oito clubes que avançaram em primeiro lugar. E o pote B fica com os segundos colocados.

Desta forma, clubes do mesmo grupo não poderiam se enfrentar nas oitavas - caso, por exemplo, de PSG x Liverpool. Além disso, a Uefa não permite clássicos nacionais nessa fase - impossibilitando Barça/Real x Atlético de Madrid ou City x United.

E o O Paris Saint-Germain, de Neymar, terá um dos clubes mais tradicionais da Europa nas oitavas de final da Liga dos Campeões: vai encarar o Manchester United, comandado por José Mourinho, na abertura da fase mais decisiva da principal competição europeia.

Outros dois confrontos também chamam a atenção pelo equilíbrio e por envolver favoritos. A Juventus, de Cristiano Ronaldo, terá pela frente um difícil duelo contra o Atlético de Madri. O Liverpool, atual vice-campeão da Europa, encara o Bayern de Munique.

A fase oitavas de final, que passará a ter o árbitro de vídeo (VAR), será realizada no início do próximo ano. A Uefa a princípio separou os dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro para os duelos de ida, enquanto a volta - e, consequentemente, a definição dos classificados às quartas de final - vai sair em 5, 6, 12 e 13 de março de 2019.

Os potes:

Pote A: Borussia Dortmund (ALE), Barcelona (ESP), PSG (FRA), Porto (POR), Bayern de Munique (ALE), Manchester City (ING), Real Madrid (ESP) e Juventus (ITA). 

 

Pote B: Atlético de Madrid (ESP), Tottenham (ING), Liverpool (ING), Schalke 04 (ALE), Ajax (HOL), Lyon (FRA), Roma (ITA) e Manchester United (ING).

Veja os confrontos:

- Schalke 04 x Manchester City 

- Atlético de Madrid x Juventus 

- Manchester United x PSG 

- Tottenham x Borussia Dortmund 

- Lyon x Barcelona 

- Roma x Porto 

- Ajax x Real Madrid 

- Liverpool x Bayern de Munique