Futebol

PSG x Bayern: o que esperar da final da Liga dos Campeões

Torneio teve reta final no estilo Copa do Mundo e conhece campeão neste domingo (23)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A principal competição de clubes do mundo vai conhecer o grande campeão neste domingo (23). O Paris Saint-Germain de Neymar encara o Bayern de Munique no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal, às 16h, na final que seria realizada em Istambul, na Turquia, mas precisou mudar por causa da pandemia da Covid-19.

O coronavírus mudou até o regulamento da competição. Geralmente feito em jogos de ida e volta, o mata-mata ganhou ares de Copa do Mundo a partir da quartas de final. De lá até aqui, apenas um jogo por fase e em campo neutro: todas as partidas aconteceram na capital lusitana. Os confrontos de oitavas de final que aconteceram depois da pandemia foram nas respectivas casas dos clubes que terminaram a primeira fase em primeiro lugar do grupo.

A "Super Champions" colocou na final o PSG de Neymar e Mbappé para jogar a primeira decisão de sua história. O time eliminou Borussia Dortmund nas oitavas de final, e já em Lisboa, tirou Atalanta em grande virada nos minutos finais e goleou o RB Leipzig nas semifinais. A temporada, que começou caótica com Neymar pedindo para sair e não conseguindo, pode terminar premiada com o título mais importante da história do clube.

Se por um lado é a estreia, no outro é a tradição. O Bayern já ganhou cinco Champions e outras cinco finais em que saiu derrotado. A 11ª final acontece após uma campanha absurda e irretocável: dez jogos, dez vitórias e 42 gols. No caminho, deu seis no Estrela Vermelha, sete no Tottenham e incríveis oito no Barcelona, nas quartas de final. Nas semis, deixou o Lyon pelo caminho. O gigante bávaro tem em Lewandowski a esperança de gols. São 15 nessa Champions e 55 na temporada. Com mais dois, ele iguala o recorde histórico de artilharia em uma só edição, que pertence a Cristiano Ronaldo.

FICHA TÉCNICA

PSG x Bayern de Munique - final da Liga dos Campeões

Data: 22/08

Horário: 16h

Local: Estádio da Luz, Lisboa, Portugal

Arbitragem: Daniele Orsato (Itália)

PARIS SAINT-GERMAIN

Provável escalação: Sergio Rico (Navas), Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Marquinhos, Paredes e Ander Herrera (Verrati); Mpabbé, Di Maria e Neymar;

BAYERN

Provável escalação: Neuer, Kimmich, Boateng (Sule), Alaba e Davies; Thiago Alcântara, Goretzka, Gnabry, Muller e Perisic; Lewandowski;