Futebol

Sem Neymar, Fifa divulga candidatos a melhor do mundo; veja lista

Lista será reduzida a três nomes e o prêmio será entregue no dia 23 de setembro, em cerimônia em Milão, na Itália

Agência O Globo

A Fifa divulgou, na manhã desta quarta-feira (31), sua aguardada lista de indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo, o "The Best". Novamente sem Neymar, que pouco atuou na temporada, a lista traz, além de Messi e Cristiano Ronaldo (dono de cinco prêmios cada), três jogadores do campeão europeu Liverpool: os atacantes Sadio Mané e Mohamed Salah, e o zagueiro Virgil van Dijk, um dos favoritos ao prêmio.

Foto: Divulgação
Atual detentor do título, o meio-campo Luka Modric não aparece na lista, dominada por holandeses: além de van Dijk, de Ligt, recém-contratado pela Juventus, e Frenkie de Jong, nova contratação do Barcelona, figuram entre os dez.

Completam a lista as "unanimidades" Harry Kane, do Tottenham, Kilyan Mbappé, do PSG, e Eden Hazard, recém-chegado ao Real Madrid, vindo do Chelsea. Todos foram destaques na

Assim como nas demais categorias, um júri da entidade definiu os dez indicados. A votação, agora, será aberta ao público, cujas escolhas serão associadas aos votos de jornalistas, técnicos e capitães de seleção. A lista será reduzida a três nomes e o prêmio será entregue no dia 23 de setembro, em cerimônia em Milão, na Itália.

Tite é indicado como um dos melhores técnicos
O técnico da seleção brasileira Tite voltou a figurar na lista de indicados para o prêmio de melhor técnico do mundo da Fifa, o "The Best". O brasileiro, que já havia sido indicado em 2017, terá concorrentes como o alemão Jurgen Klopp, campeão europeu com o Liverpool e Pep Guardiola, dono de tríplice coroa do futebol inglês.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A lista conta, ainda, com os argentinos Marcelo Gallardo, campeão da Ampérica em 2018 com o River Plate, e Mauricio Pochettino, finalista da última Champions League com o Tottenham. Rival do Brasil na final da Copa América, o técnico Ricardo Gareca, do Peru, também figura entre os dez.

Os indicados foram selecionados por experts no esporte, com base em resultados apresentados entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019. Agora, a votação foi aberta ao público, e o resultado será combinado com votos de jornalistas, técnicos e capitães de seleção para determinar uma lista final, com três candidatos.


Confira a lista completa dos jogadores

Mohamed Salah (Egito - Liverpool)
Matthijs de Ligt (Holanda - Juventus)
Virgil van Dijk (Holanda - Liverpool)
Frenkie de Jong (Holanda - Barcelona)
Lionel Messi (Argentina - Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Portugal - Juventus)
Harry kane (Inglaterra - Tottenham)
Kilyan Mbappé (França - PSG)
Sadio Mandé (Senegal - Liverpool)
Eden Hazard (Bélgica - Real Madrid)