Futebol

Sem Tite, Fifa divulga os técnicos que concorrem ao prêmio ‘The Best 2018’

Nomes foram divulgados na manhã desta terça-feira (24)

Agência O Globo

A Fifa divulgou os onze finalistas ao prêmio "The Best 2018" ao "Melhor técnico", na manhã desta terça-feira (24). Tite, que levou a seleção brasileira até às quartas de final da Copa do Mundo de 2018, não entrou nas onze opções escolhidas pelo júri formado por especialistas.

Os destaques são os dois treinadores finalistas do Mundial da Rússia: Didier Deschamps, campeão com a França, e Zlatko Dalic, vice com a Croácia. Também foram lembrados Gareth Southgate e Roberto Martinez, semifinalistas com Inglaterra e Bélgica, respectivamente, e Stanislav Cherchesov, comandante da surpreendente campanha russa.

Os outros finalistas estiveram à frente de clubes na temporada: Zinedine Zidane, tricampeão da Champions League com o Real Madrid; Jürgen Klopp, vice do mesmo torneio com o Liverpool; Pep Guardiola, campeão inglês com o Manchester City; Ernesto Valverde, campeão espanhol com o Barcelona; Massimiliano Allegri, campeão italiano com a Juventus; e Diego Simeone, com seu inesgotável Atlético de Madrid.

Mais cedo, a Fifa divulgou os candidatos ao prêmio de melhor treinador de uma equipe feminina, com Vadão, da seleção brasileira, na lista. Ainda hoje, serão conhecidos os concorrentes a melhor jogadora e melhor jogador.


Um painel de especialistas foi responsável por selecionar os finalistas — procedimento que se repete nas outras categorias. A partir de agora, os capitães das seleções, os treinadores e um jornalista de cada país filiado à Fifa votarão nos seus três preferidos. Também será levada em conta a participação dos torcedores por meio de votação no site da entidade.

As listas de finalistas serão reduzidas, ainda em data indefinida. Os três melhores de cada categoria estarão na cerimônia de gala marcada para 24 de setembro. Foram considerados os desempenhos dos treinadores entre 3 de julho de 2017 e 15 de julho de 2018.