Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Teixeira e Del Nero podem pegar 20 anos de prisão por corrupção

Dirigentes da CBF foram incluídos na investigação da Justiça americana por serem suspeitos de receber propinas nos últimos anos

• 04/12/2015 às 9:32 • Atualizada em 01/09/2022 às 5:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Marco Polo Del Nero, atual presidente da CBF, e Ricardo Teixeira, ex-mandatário da mesma entidade, foram incluídos na lista de dirigentes do futebol denunciados pela Justiça dos Estados Unidos, nesta quinta-feira. Eles são acusados de corrupção e conspiração e podem pegar até 20 anos de prisão por causa dos crimes que estão sendo investigados.
Del Nero já havia deixado de viajar para fora do Brasil por medo de ser preso pela FBI. Foto: reprodução / Goal
Ao todo, o Departamento de Justiça dos EUA anunciou que mais 16 dirigentes foram incluídos na investigação, todos de entidades das Américas do Sul e Central. Dois deles, o paraguaio Juan Ángel Napout (presidente da Conmebol) e o hondurenho Alfredo Hawit (presidente da Concacaf) foram presos em Zurique mais cedo. Essa operação do FBI já investiga 41 dirigentes atualmente, inclusive outro brasileiro, José Maria Marin, que está preso e foi deportado para Nova York recentemente. "Del Nero, Marin e Teixeira conspiraram de forma intencional para criar um esquema para fraudar a Fifa e a CBF. Del Nero recebeu propina para a Copa América e para a Copa do Brasil. Ele ainda pediu, ao lado de Marin e Teixeira, propinas para a Copa Libertadores da América. Eles privaram a CBF e seus direitos", anunciou o documento da Justiça americana. Além das suspeitas sobre essas competições, ainda podem haver casos de corrupção no contrato entre a Nike e a CBF e até na escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo, em 2010, e na eleição para presidente da Fifa, em 2011.
Ricardo Teixeira foi presidente da CBF de 1989 até 2012. Foto: reprodução / Goal
Del Nero chegou nesta manhã na sede da CBF, não saiu mais e sequer se manifestou sobre a investigação por enquanto. Ele não vinha realizando viagens internacionais desde maio, quando a Fifa prendeu Marin e começou a investigar dirigentes sul-americanos profundamente. O presidente também não apareceu nas entregas dos troféus para Corinthians, campeão brasileiro, e Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil. Ele até abriu mão de seu posto no Comitê Executivo da Fifa, também como modo de se esconder do FBI. O Brasil não tem um acordo para extradição de réus com os Estados Unidos, o que pode dificultar a prisão de Del Nero. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Justiça americana tem buscado um acordo de cooperação para prender ou pelo menos ouvir Del Nero. De qualquer forma, ele pode ser suspenso pela Fifa e assim ser obrigado a sair da presidência da CBF.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes