Mais Esportes

Temporada 2016 da Fórmula 1 começa nesta madrugada com Mercedes como favorita

Ano promete ser agitado, principalmente após os bons resultados da Ferrari nos treinos da pré-temporada

Miro Palma (miro.palma@redebahia.com.br)

Alguém será capaz de parar a equipe Mercedes? Lewis Hamilton e Nico Rosberg brigarão novamente pelo título? As respostas começam a ser conhecidas a partir das 3h desta madrugada, no treino classificatório para o GP da Austrália, o primeiro da temporada 2016 da Fórmula 1. O ano promete ser agitado, principalmente após os bons resultados da Ferrari nos treinos da pré-temporada. O time italiano liderou cinco dos oito dias de testes, com ótimos desempenhos do alemão Sebastian Vettel e do finlandês Kimi Raikonnen. Mais abaixo, Williams e Red Bull podem até surpreender.




Hamilton (Inglaterra) e Rosberg (Alemanha) representam a favorita Mercedes na Temporada 2016
(Fotos: Paul Crock/AFP)


Para 2016, dois circuitos serão novidade. O primeiro é o retorno do GP da Alemanha, realizado em Hockenheim e marcado para o dia 31 de julho. Um pouco antes, no dia 19, será a estreia do GP da Europa, que acontecerá nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão. O Grande Prêmio do Brasil, por sua vez, será o penúltimo mais uma vez, marcado para o dia 13 de novembro, em Interlagos. O encerramento, como virou tradição, será no GP de Abu Dhabi, dia 27 de novembro.  As novidades não são muitas, mas a principal delas será nas sessões classificatórias. As divisões em Q1, Q2 e Q3 continuam as mesmas, porém a eliminação dos pilotos teve alteração. No primeiro trecho de cada uma das fases, o piloto mais lento vai sair da briga. Na segunda parte, a cada um minuto e meio, o piloto de pior tempo estará fora. A intenção é deixar apenas dois competidores na pista para decidir a pole position da prova.

A Fórmula 1 ainda contará com a Haas, equipe nova que vem dos Estados Unidos. Seus pilotos são o francês Romain Grosjean, ex-Lotus, e o mexicano Esteban Gutiérrez, ex-reserva da Ferrari.

Brasileiros
O Brasil será representado pelos mesmos nomes de 2015. O brasiliense Felipe Nasr,  23 anos, tentará superar o ano passado na Sauber, quando fez 27 pontos e terminou na 13ª posição. Felipe Massa, por sua vez, busca chegar à frente do companheiro Valtteri Bottas, na Williams. Um novo sexto lugar talvez não seja suficiente para uma renovação de contrato do paulista de 34 anos. Veja todos os pilotos e suas equipes:




(Fotos: Paul Crock/AFP)





(Fotos: Paul Crock/AFP)


Correio24horas