Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Time dos sonhos BaVi: Bravo Leone, lateral-direito da conquista da Taça Brasil de 1959

Disputa pela posição foi difícil porque Daniel Alves e Perivaldo colaram, com três votos, cada, e estiveram bem próximos de se igualar a Leone

• 26/01/2011 às 8:20 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Foto: Arquivo CorreioO primeiro título nacional a gente nunca esquece. O colégio eleitoral do CORREIO escalou como titular eterno o lateral-direito da campanha da Taça Brasil de 1959, Antonio Leone.

O reconhecimento de tricolores históricos é um presente de aniversário para o jogador campeão brasileiro, que faz 80 anos no próximo sábado. Leone vai festejar, junto a seus familiares, em Vespasiano, Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde mora, com a filha Cláudia. De lá, ele atendeu a ligação do CORREIO e agradeceu a lembrança. "Era um time de macho, além de tecnicamente muito bom", disse o lateral , que teve a responsa de marcar ninguém menos que Pepe, o Canhão da Vila, temido ponta-esquerda do Santos, nos jogos anteriores à finalíssima.

Time dos sonhos BaVi: Rodrigo, a fúria rubro-negra pelos lados

O Bahia jogou desfalcado dele, machucado, nesta decisão no Maracanã, mas os eleitores não esqueceram sua regularidade na campanha da Taça Brasil. Foi o presidente Osório Villas Boas quem trouxe Leone do Flamengo.

"Começamos nossa preparação na Ilha de Itaparica, isolados, passamos 30 dias só treinando, tomando água de coco e pegando forma na areia das praias e isso nos deu ótimo preparo físico", lembrou o lateral homenageado. Destaque na dura conquista do título estadual de 1958, que garantiu a classificação do Bahia para a I Taça Brasil, Leone tinha como parceiro o veloz ponta Marito.

A disputa pela posição foi difícil porque Daniel Alves e Perivaldo colaram, com três votos, cada, e estiveram bem próximos de se igualar a Leone. Vaiado antes de ser vendido barato ao Sevilla, o juazeirense Daniel virou xodó da torcida tricolor desde que tornou-se ídolo no Barcelona e titular da Seleção. Já Perivaldo, revelado no Itabuna, saiu do Bahia para grandes clubes do Sudeste, como o Botafogo, Palmeiras e também jogou na Seleção. Com dois votos, ficou Zanata, que chegou da Catuense para o Bahia em 1986, sob o comando de Titio Orlando Fantoni. Mailson, revelado por Mestre Evaristo para o título brasileiro de 1988, também foi lembrado. Tanto craque numa posição só valorizou a conquista de Leone, o lateral-direito do Esquadrão para sempre.

VOTO A VOTO


Leone (4): Benedito Borges de Melo, Ivan Pedro, Marito e Virgílio Elísio
Daniel Alves (3): Antonio Carlos Júnior, Marcelo Guimarães Filho e Nestor
Mendes Júnior
Perivaldo (3): Binha, Paulo Maracajá e Saturnino
Zanata (2): Marcelo Sant’Ana e Ricardo Chaves
Luis Antonio: Douglas
Mailson: Marcos Lopes

*Matéria publicada na edição impressa do jornal Correio do dia 26 de janeiro de 2011

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes