Sem a dupla Ba-Vi, a primeira fase do Campeonato Baiano perdeu os holofotes de outrora. Os nove clubes têm sofrido com pouco público nos estádios, mas a disputa segue acirrada pelas cinco vagas na fase seguinte do torneio, bem como na luta contra o rebaixamento. Para o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, é o momento dos demais clubes se planejarem mais.
"A primeira fase é assim, mas é também o momento dos clubes se profissionalizarem mais, terem mais planejamento e não ficar sempre na sombra de Bahia e Vitória, buscar suas parcerias... Não está sendo na primeira fase uma competição amistosa, está sendo uma competição que dá ao primeiro colocado uma vaga para Copa do Nordeste de 2014, ao segundo colocado uma vaga à Copa do Brasil de 2014. Portanto, esses clubes têm que saber que têm uma competição para eles e pode ser que um dia Bahia e Vitória joguem se não acessarem a Copa do Nordeste", disse Rodrigues ao iBahia Esportes.
O presidente da FBF ainda ressalta que a tendência é que outros estaduais passem a ser disputados em formatos como o do Baiano. "O campeonato estadual esse ano é um campeonato que inova e que vai ser o futuro dos estaduais, porque sempre aqueles clubes que participam das principais competições como Série A, Série B ou até Sul-Americana, eles vão ter que ter um calendário de férias de atleta, calendário de pré-temporada e, normalmente, com um campeonato estadual muito extenso eles não têm condições para isso. Então o futuro dos estaduais vai ser esse que nós implantamos, mas tudo que é novo tem um tempo de adaptação. Nós já tínhamos essa consciência".
Leia mais
FBF antecipa segunda fase do Campeonato Baiano
FBF divulga tabela da segunda divisão do Baianão
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade