|
---|
Vaselina e protetor solar também são úteis |
Sabe aquele tênis bonitão que anda te paquerando na vitrine há tempos? Se você é corredor, nem invente de comprá-lo agora. Pra não cair em tentação, deixe pra colocá-lo na sua coleção depois do dia 22 de julho, quando acontece a
2ª Meia Maratona da Bahia. Nessa reta final de preparação para a prova, conforto precisa ser levado mais em consideração do que vaidade. No dia da prova, você deve usar o mesmo tênis com o qual vem treinando. Ele está amaciado e adaptado ao formato do seu pé, ao contrário de um tênis novo, que pode render calos e ferimentos. O ideal é deixar roupas e acessórios organizados na véspera pra não correr o risco de esquecer algo no dia da competição. Opte por roupas com tecidos leves, que facilitem a evaporação do suor. Tons claros também são os ideais, pois absorvem menos calor. E nada de escolher shorts muito abertados, pois eles prejudicam a circulação sanguínea. Os homens precisam tomar cuidado com a barba. A diretora técnica do clube de corrida Fit Run, Eneida Melo, recomenda que o atleta faça a barba com pelo menos dois dias de antecência pra não ficar com a pele irritada durante a prova. "Ao fazer a barba, o homem fica com a pele mais sensível, pois tira a camada de proteção. Ao correr durante um período grande, fica muito exposto ao sol e pode causar vermelhidão e até inflamação", explica. Homens e mulheres devem dar atenção às unhas. Elas devem ser cortadas até dois dias antes da competição. "Se a unha estiver grande, o tênis pode pressionar a unha, encravar ou causar descolamento. Se fizer a unha na quinta, dá tempo de cicratrizar algum ferimento pro domingo. Durante a corrida, o pé da gente tende a ficar mais inchado e a inflamar", pondera Eneida. E nada de ficar futucando os cantinhos.
Vaselina - No mês de julho, a temperatura de Salvador costuma ser mais amena, mas mesmo assim é de fundamental importância proteger a pele com protetor solar. Mas atenção, não exagere na região da testa para não escorrer nos olhos quando começar a suar. A técnica Eneida também recomenda o uso de vaselina para evitar atrito em regiões vulneráveis a assaduras como axilas, virilha, mamilos e dedos dos pés. "A vaselina funciona como um hidratante, cria uma lubrificação e não deixa que a pele asse, pois não tem o atrito direto pele com pele", diz. "Numa prova longa, o atrito fica mais intenso, provoca assadura, pode virar ferimento e isso interfere no desempenho", explica.
SAIBA COMO ESTÁ O PLACAR NA DISPUTA POR EQUIPES DO DESAFIO IBAHIA *Se ligue nas dicas 1 TÊNIS Prefira o velhinho No dia da prova, use o mesmo tênis com que você vem treinando. Ele está adaptado ao formato do seu pé. Um tênis novo pode te causar calos e ferimentos durante a prova e, consequentemente, interferir no seu desempenho. Opte também por roupas com tecidos leves, que facilitem a evaporação do suor. Na hora de escolher, prefira tons claros, pois eles absorvem menos calor.
2 BARBA Dois dias antes Os homens devem fazer a barba com dois dias de antecedência. O aparelho de barbear acaba retirando a camada de proteção da pele e, consequentemente, a deixa mais sensível. Como o corredor fica exposto ao sol durante a prova, pode ficar com a pele do rosto irritada ou inflamada se deixar pra fazer a barba no dia da prova. Por isso, nada de muita vaidade.
3 UNHAS Bem cortadas O corredor não deve competir com unhas grandes. O atrito do tênis pode encravar as unhas, provocar inflamação ou até descolamento da unha. Também não deixe pra fazer as unhas na véspera da prova, pois não haverá tempo suficiente para cicatrização de ferimentos. O ideal é cuidar das unhas com no mínimo dois dias de antecedência. Cuidado com os pés é fundamental.
4 VASELINA Sem assadura O uso de vaselina pode ser uma boa opção para evitar atrito em regiões vulneráveis a assaduras como axilas, virilha, mamilos e dedos dos pés. Ela funciona como uma espécie de lubrificante e evita assaduras, que costumam interferir no desempenho do corredor. No mamilo e entre os dedos dos pés recomenda-se o uso de vaselina em pasta. Na axila e virilha, prefira a líquida.
VISITA O BLOG PAPO DE CORRIDA E CONFIRA OUTRAS DICAS PARA CORRER A MEIA MARATONA