O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deixou claro que disputar a Copa do Mundo da África do Sul com 33 equipes é impossível. A afirmação foi feita durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira (1º), na Cidade do Cabo, em resposta ao pedido da Irlanda, que foi eliminada pela França após um gol irregular e cogitou que o Mundial de 2010 tivesse uma seleção a mais.
'Isso é impossível. Não existe nenhuma esperança. Não existe logística para se colocar mais um time, mais jogos', disse Valcke.
A reclamação da Irlanda é com relação à forma como a França empatou o jogo, numa das repescagens das eliminatórias europeias. Os irlandeses venciam por 1 a 0, em Paris, quando o atacante Thierry Henry ajeitou a bola com a mão na linha de fundo e cruzou para Gallas marcar. A igualdade de 1 a 1 classificou os franceses.
Na última segunda-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou que recebeu de uma delegação da Irlanda a sugestão de incluir mais uma equipe no Mundial. Num primeiro momento, o mandatário chegou a falar que levaria a ideia ao comitê executivo. Mas a posição do secretário-geral praticamente acaba com as esperanças dos postulantes.
Ainda nesta semana, na África do Sul, o comitê organizador e o comitê executivo irão se reunir. Mas ninguém acredita que a 191 dias do início da Copa do Mundo, marcada para 11 de junho do próximo ano, e justamente na semana do sorteio dos grupos, uma mudança tão drástica, como a inclusão da 33ª seleção, possa ser feita. A divisão das chaves será feita nesta sexta-feira, às 14h (horário da Bahia).
*Com informações do GloboEsporte.com
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!