Para garantir a segurança dos baianos e turistas que vão estar na cidade durante a Copa das Confederações, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) vai contar com 215 câmeras de videomonitoramento adquiridas para o evento esportivo. O investimento representa R$ 15 milhões de um total de R$ 95 milhões, vindos dos Governos Federal e Estadual.
As imagens serão monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), estrutura montada especialmente para a Copa que conta com o apoio de dois veículos de grande porte para a instalação dos centros.
Três câmeras especiais, chamadas imageadores, serão utilizadas como acessórios em helicópteros para ajudar na identificação de suspeitos e tumultos por meio do policiamento aéreo. Ainda segundo o secretário Maurício Barbosa, as câmeras continuarão na cidade para resolução dos outros crimes.
Além das bases móveis em torno da Arena, um kit antibombas também foi apresentado por Barbosa. O equipamento é composto por um raio-x portátil, robô, tenda de contenção, roupa de proteção e detector de gases tóxicos. O material ainda faz detecção de ameaças e desarmamento de artefatos.
A segurança durante a Copa das Confederações ainda vai contar com 2035 policiais militares, 695 bombeiros, 250 integrantes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica. Eles vão estar distribuídos pela cidade em locais como rodoviária, aeroporto, rodovias estaduais e federais, portos, zona hoteleira, escoltas e pontos turísticos.
Os policiais escalados para trabalhar no esquema receberam capacitação em áreas estratégicas de planejamento, inteligência, investigação em crimes cibernéticos, entre outros treinamentos.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade