Os jogos das 13h da Copa do Mundo de 2014 continuam causando grande discussão entre jogadores, técnicos e críticos. Apesar do Mundial acontecer no Brasil principalmente durante inverno, as altas temperaturas são constantes em algumas regiões do país. E o ex-jogador Sorín entrou no coro daqueles que são contra o horário mais cedo.Em entrevista ao
iBahia Esportes, o ex-lateral-esquerdo do Cruzeiro e capitão da Argentina na Copa de 2006 disse que o calor pode influenciar na atuação de algumas seleções. Além disso, o comentarista dos canais ESPN acredita que isso pode prejudicar a qualidade do espetáculo. A Fifa garante que os árbitros terão autoridade para colocar em prática paradas técnicas durante os jogos das 13h do Mundial.
VEJA O BATE-PAPO COM SORÍNMuitos jornalistas já estão sentindo na pele o calor em Sauipe. Acha que o clima quente vai fazer a diferença na Copa?Imagina jogar 13h, hein?! Vai ser duro, vai ser duro para quem não está acostumado, para quem chegar para jogar no Sul e depois ir para o Norte. Vai ser um dos fatores chaves, mas certamente a adaptação das seleções antes da Copa também vai ser fundamental. Mas o Brasil é isso, né?! Essa mistura de climas, mistura de culturas, de cores, de sabores, de pessoas com alegria, com manifestações. O Brasil tem que ser mostrado como é.
Isso pode inibir a qualidade de alguns atletas?Limitar, não. Como te falei antes, tem que se adaptar às condições. Nós quando jogávamos um dia tinha que jogar com a neve, outro dia tinha que jogar com 40 graus, jogar na altitude. Para isso que serve a adaptação. Agora, logicamente que o ideal seria que os horários fossem normais para participação de todo mundo em condições humanas, não 1h da tarde. Não é um horário para disputar uma Copa do Mundo e para que o espetáculo seja bom para o telespectador.
Você lembra de alguma partida em dia quente disputada em Salvador?13h não, mas me lembro de um jogo no Mineirão às 10h da manhã que o jogo começou, no antigo Mineirão tinha telão, que só colocava o placar, horário e a temperatura. Eu estreei um sábado de manhã jogando contra uma igreja, foi um jogo amistoso meio maluco, começou o jogo tinha 30ºC, acabou o primeiro tempo tinha 41ºC. Então, tem uma influência, você começa a sentir as pernas. Tem um grande peso. Tomara que seja uma grande Copa e um grande espetáculo para todo mundo.