O pensamento agora é um só: vencer o Atlético-GO, na última rodada, para ficar na primeira divisão do futebol brasileiro. Jogando no contra-ataque, o Vitória conseguiu arrancar um empate em 1 a 1 com o Internacional, na tarde deste domingo (28), no Beira Rio. O resultado mantém a equipe rubro-negra na zona de rebaixamento, mas um triunfo no próximo domingo (5) tira o Leão da degola e rebaixa o time goiano. A partida será disputada no Barradão, às 16h.
Já o Internacional volta a campo na próxima quinta-feira (2), abrindo a 38ª e última rodada, contra o já rebaixado Grêmio Prudente, às 20h (de Salvador). Em seguida, segue para os Emirados Árabes, onde disputará o Mundial Interclubes.
Com 41 pontos, o Vitória é o 17º colocado. O Atlético-GO, que também tem 41, empatou em casa com o São Paulo e se segurou na frente do Leão por causa do número de vitórias. O Avaí bateu o Santos de virada, por 3 a 2, e não tem mais chances de rebaixamento, assim como Atlético-MG, que venceu o Goiás, e Flamengo, que perdeu para o Cruzeiro.
Vitória esfria o jogo Em termos táticos, o Vitória levou a melhor no primeiro tempo e conseguiu segurar o empate. Com uma proposta defensiva, de apenas sair em busca do nos contra-ataques, o time de Antônio Lopes viu o Internacional jogar com tranquilidade. Logo no primeiro minuto de jogo, D'Alessandro cobrou escanteio do lado esquerdo de ataque e Índio surgiu no meio da zaga rubro-negra para meter a cabeça na bola. Viáfara, atento, caiu no canto direito e fez a defesa. Aos seis minutos, novo cruzamento da esquerda e Alecsandro cabeceou. Dessa vez, o arqueiro do Leão defendeu sem dificuldades. A única chance do Vitória na primeira etapa aconteceu aos 19 minutos. Uelliton arriscou de fora da área, mas a bola foi direto para as mãos do goleiro Renan, que apenas se abaixou para defender com tranquilidade. Aos 40, o Inter teve a melhor oportunidade de tirar o zero do placar. Alcsandro mandou uma bomba de longe e forçou Viáfara a salta no lado direito da meta para ceder escanteio.
Gols e retranca No sergundo tempo, o técnico Antônio Lopes colocou o Vitória mais pra frente. Os laterais Nino Paraíba e Egídio receberam permissão para avançar mais. Fernando, que entrou no lugar de Elkeson, ficou mais atrás, distribuindo o jogo. Aos cinco minutos, após troca de passes na intermediária, a bola sobrou para Adailton dentro da área colorada. Ele ajeitou e mandou um chutaço no ângulo direito de Renan. Depois do tento, o Rubro-negro resolveu recuar. Aos 12, Bolívar dominou a bola dentro da área do Leão e chutou. A bola passou com perigo à direita da meta de Viáfara. Aos 14, Kleber cruzou na área e Sóbis cabeceou. Viáfara defendeu à queima-roupa. O empate dos anfitriões veio aos 16. Rafael Sóbis invadiu a área rubro-negra pelo lado esquerdo e chutou forte, no ângulo esquerdo do goleiro colombiano, sem chance de defesa. Após o gol, o Internacional se soltou mais e buscou a virada. Só que a defesa rubro-negra se segurou como pôde. O empate foi bom no fim das contas. Agora é vencer no Barradão.
Internacional 1 x 1 Vitória - Campeonato Brasileiro Série A, 37ª rodada Data: 28/11/2010
Local: Estádio Beira Rio
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e José Carlos Dias Passos (PR)
Internacional: Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga (Andrezinho) e D'Alessandro (Giuliano); Rafael Sobis e Alecsandro (Leandro Damião). Técnico - Celso Roth.
Vitória: Viáfara; Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Anderson Martins e Egídio; Neto Coruja, Uelliton, Bida (Vanderson) e Elkeson (Fernando); Adailton e Júnior (Jacson). Técnico - Antônio Lopes.