A décima etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começa nesta quinta-feira (21), na praia de Armação, em Salvador. Os principais atletas da modalidade no país, tanto do masculino como no feminino, decidem o título até domingo (24). A entrada do público baiano na arena será gratuita. A competição acontece desde 1991 e já passou pela Bahia em 13 temporadas. Além de Salvador, os municípios de Feira de Santana e Camaçari receberam o evento.
Entre os atletas que disputarão a etapa de Salvador em 2010, seis podem colocar seus nomes na lista dos recordistas de conquistas na etapa baiana. Ninguém venceu mais do que três vezes até então. No feminino, as postulantes são a paraense Larissa, campeã em 2007, com a atual parceira Juliana (CE), e 2008, com Vivian (PA), e a alagoana Talita, que foi campeã em Salvador em 2006, quando jogava com Renata (RJ), e voltou a repetir o feito no ano passado, já ao lado de Maria Elisa (PE).
No masculino, os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR), que venceram juntos em 2003 e 2006, tentarão o tri com novos parceiros. O baiano Ricardo buscará a vitória ao lado do também bicampeão Márcio (CE), que venceu em 2002, com Benjamin (MS), e 2007, com Fábio Luiz (ES).
Emanuel, por sua vez, terá como parceiro o capixaba Alison. Atual campeão da etapa baiana ao lado do próprio Alison, o brasiliense Harley será o quarto bicampeão da etapa baiana em ação. Ele jogará com Pedro Solberg (RJ), seu parceiro na conquista da temporada 2007.
Tricampeões na Bahia
Cinco atletas, todos com participações olímpicas e títulos nacionais no currículo, são tricampeões da etapa baiana. Destes, o único que segue em atividade é o cearense Franco, que está prestes a completar 44 anos de idade, e venceu em Salvador nas temporadas 1992, 1998 e 1999. Neste ano, ele disputará a etapa baiana ao lado do paraense Jan.
Entre as mulheres, as medalhistas olímpicas Adriana Behar (RJ), Shelda (CE) e Sandra Pires (RJ) também são tricampeãs. As duas primeiras, vice-campeãs olímpicas em Sydney-2000 e Atenas-2004, venceram três vezes consecutivas nas areias da Bahia: a primeira foi em Salvador, em 2001, e as duas seguintes em Feira de Santana, nas temporadas 2002 e 2003.
Sandra Pires, por sua vez, venceu ao lado de duas parceiras diferentes. Primeiro, em 1995, ela subiu ao lugar mais alto do pódio ao lado da companheira no ouro olímpico, Jaqueline (RJ). Depois, voltou a vencer na capital baiana em 1998 e 1999, já ao lado da também medalhista olímpica Adriana Samuel (RJ).
Programação do torneio
Os jogos começam na quinta com o torneio qualifying, que coloca em jogo as últimas oito vagas femininas e masculinas na fase principal. As duplas que passarem pela fase preliminar da competição se juntarão a outras 16 pré-classificadas a partir de sexta-feira (22).
Neste dia, as 24 parcerias serão divididas em seis chaves com quatro componentes cada e jogarão em sistema de dupla eliminatória. Três parcerias avançarão de cada grupo e disputarão a fase eliminatória, composta por repescagem, oitavas, quartas e semifinal, no sábado (23). As finais e disputas de terceiro lugar estão programadas para a manhã de domingo (24).
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!