Evento

Festival de Saveiros resgata memória e tradição de cidades do vale do Paraguaçu na BA

Evento começa nesta sexta-feira (25) e segue até o domingo (29) em São Félix

Redação iBahia
26/05/2022 às 21h28

2 min de leitura

O Festival de Saveiros, primeira edição festa náutica do Vale do Paraguaçu começa a partir desta sexta-feira (26), na cidade de São Félix, recôncavo baiano. O evento, promete movimentar a cidade com uma programação que resgata a memória e valoriza a cultura do município.

Com atividades até o domingo (29), o festival vai contar com ações culturais educativas e sociais. A produtora do evento, Carine Araújo, destaca que é, inclusive, uma forma de estimular a preservação da tradição dessas embarcações.

“Festival dos Saveiro é a primeira edição dessa festa náutico que envolve todo o vale do Paraguaçu compreendido pelas cidades de Cachoeira, São Félix e Maragojipe. Esse evento busca enaltecer a memória dos saveiros e a tradição, que tem se perdido. Hoje tem um pouco mais de uma dezena de saveiros na Bahia, mas essas embarcações foram muito importantes para o desenvolvimento econômico dessa região. Então, é uma forma de manter essa memória viva e estimular a preservação dessa tradição e dessas embarcações, visando inclusive a patrimonialização disso como registro do IPAC [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia], explicou Carine.

E o Festival dos Saveiros já está movimento a população da cidade. Nesta sexta-feira (27), será promovida uma grande ação de conscientização ambiental, com a limpeza das margens do Rio Paraguaçu dentro dos limites do município.

Para a coordenadora de cultura de São Félix, Elba Matos, é importante perceber o fortalecimento histórico da cidade por meio do festival.

“A cidade como um todo está com uma grande expectativa por toda a programação, desde a limpeza do rio, até a chegada dos saveiros no domingo. Além da feira de artesanatos que também é muito interessante. Temos artesãs locais tanto como expositores quanto como homenageados. Isso tudo faz com que a cidade tenha essa proximidade, essa coisa de se sentir parte do evento. Isso é muito bom”, contou.

Outros detalhes e a programação completa do evento estão disponíveis no Instagram do Festival de Saveiros.

Leia mais sobre Fala Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.