Notícias

Castramóvel permanece na avenida San Martin até dezembro

Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica

Redação (falabahia@redebahia.com.br)

Instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, desde 24 de agosto, as atividades do Castramovél foram prorrogadas até o dia 24 de dezembro no local. Para evitar aglomerações, a capacidade foi reduzida. Diariamente, são realizados cerca de 15 procedimentos. 

O serviço conta com uma equipe de cinco profissionais de saúde e um funcionário da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa@gmail.com. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada em 1 ano. 

“Importante salientar para o tutor ficar atento ao e-mail pois enviamos a guia por lá. Estamos registrando muitas desistências nas marcações, e é interessante o tutor sempre checar a caixa de e-mails e spam”, destaca a diretora de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), Tainara Ferreira. 

Vacinação - Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica (mais de 10 dias e menos de um ano). Podem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Em Salvador, durante a campanha de vacinação antirrábica deste ano, cerca de 90 mil cães e gatos foram vacinados. O animal que ainda não foi imunizado tem até 17 de outubro para receber a dose, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, em 92 postos de saúde espalhados pela cidade.